page view

Ex-comissário europeu da Justiça Didier Reynders acusado de branqueamento de capitais

Político começou a ser investigado após uma denúncia apresentada pela Unidade de Processamento de Informação Financeira e pela Lotaria Nacional da Bélgica.

04 de novembro de 2025 às 18:54

O ex-comissário europeu da Justiça Didier Reynders, desde dezembro de 2024 sob investigação por alegado branqueamento de capitais, foi formalmente acusado desse crime e de "outro ou outros" não-especificados, noticiou esta terça-feira a imprensa belga.

Segundo os jornais Le Soir, Le Vif, De Standaard e a plataforma de jornalismo de investigação Follow The Money, a acusação foi efetuada a 16 de outubro, depois de o político belga ter sido interrogado por um juiz de instrução.

A mulher de Reynders, Bernadette Prignon, juíza honorária do Tribunal de Recurso de Liège, na Bélgica, foi interrogada pouco depois do marido, mas não foi até agora acusada, informou o diário Le Soir.

Nenhum dos dois quis fazer declarações à imprensa, acrescentou o vespertino.

A acusação formal não elimina a presunção de inocência, mas significa que o juiz de instrução considera que existem provas convincentes de culpa.

Além disso, garante ao suspeito direitos como a possibilidade de solicitar acesso ao processo.

O político belga, que também ocupou os cargos de ministro das Finanças (1999-2011) e ministro dos Negócios Estrangeiros (2011-2019), foi comissário europeu até 30 de novembro de 2024.

Começou a ser investigado após uma denúncia apresentada pela Unidade de Processamento de Informação Financeira (CTIF) e pela Lotaria Nacional da Bélgica, que detetaram transações suspeitas envolvendo grandes somas de dinheiro utilizadas para a compra de bilhetes de lotaria 'online'.

Em agosto passado, veio também a público que o Ministério Público belga tinha aberto uma investigação ao Banco ING na Bélgica por possível tráfico de influências no âmbito do caso de alegado branqueamento de capitais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8