page view

Ex-polícia culpado pela morte de George Floyd

Jurados consideraram Derek Chauvin culpado dos três crimes de que era acusado.

21 de abril de 2021 às 01:30

O ex-polícia Derek Chauvin foi esta terça-feira considerado culpado pelo homicídio do afro-americano George Floyd, cuja morte, em maio do ano passado, chocou a América e o Mundo. Os jurados precisaram de menos de 24 horas para alcançarem o veredito unânime.

A carregar o vídeo ...

"Culpado": Lágrimas e gritos de alegria pela condenação de ex-polícia que matou George Floyd

Chauvin, de 44 anos, foi considerado culpado pelos três crimes de que era acusado: homicídio culposo, homicídio em terceiro grau e homicídio em segundo grau, o mais grave dos três, que incorre numa pena de até 40 anos de cadeia.

A decisão dos 12 jurados provocou alívio e celebração nas ruas de Minneapolis e de muitas outras cidades, onde se temia que uma eventual absolvição de Chauvin espoletasse uma nova onda de protestos violentos. Cabe agora ao juiz Peter Cahill determinar a sentença.

A carregar o vídeo ...

Dezenas juntaram-se no local onde George Floyd morreu para ouvir a sentença

O caso poderá, no entanto, não ficar por aqui. O próprio juiz admitiu já que a defesa poderá recorrer alegando que os jurados foram intimidados e coagidos pelas palavras da congressista democrata Maxine Waters, que no domingo afirmou que a comunidade afro-americana não aceitaria outro veredito que não o de culpado, tendo sido acusada de apelar à violência.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8