page view

Exército nigeriano liberta centenas de reféns do Boko Haram

Segundo a Amnistia Internacional, perto de 2.000 mulheres foram raptadas desde o início de 2014 pelo Boko Haram.

02 de maio de 2015 às 14:42

O exército nigeriano anunciou a libertação de cerca de 700 reféns em menos de uma semana numa zona controlada pelo movimento terrorista Boko Haram, embora permaneça a incerteza sobre o paradeiro das estudantes sequestradas em 2014 em Chibok.

Um outro grupo de 234 mulheres e crianças, retido por aquele grupo radical islamita foi libertado na quinta-feira na floresta de Sambisa, nordeste do país, anunciou o Estado-Maior das Forças Armadas, num comunicado difundido sexta-feira à noite.

"Foram evacuados e conduzidos com outros reféns para um local onde se realizam as identificações", lê-se no documento.

Em dias anteriores, perto de 500 mulheres e crianças já tinham sido libertadas, tendo cerca de 300 reféns foram libertados na terça-feira e 160 na quinta-feira.

"O assalto às zonas das florestas continuam em várias frentes", acrescentou o exército, acrescentando que continua a concentrar esforços para "resgatar reféns civis e destruir todos os campos terroristas e os seus equipamentos".

O porta-voz do Exército, coronel Sani Usman, disse este sábado à agência noticiosa francesa AFP que os reféns tinham sido libertados com mais facilidade do que em operações anteriores.

Os membros deste último grupo de reféns terão agora de ser identificados para determinar se se tratam realmente de reféns ou de terroristas, disse ainda o porta-voz.

"Os terroristas são conhecidos por usarem mulheres como homens-bomba nas ações terroristas, pelo que é necessário fazer investigações completas para determinar as identidades", frisou.

O número de reféns libertados nos últimos dias dá uma ideia da dimensão dos raptos e estupros em massa às mãos do Boko Haram, que jurou obediência ao grupo radical Estado Islâmico (EI).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8