page view

Forças de Defesa de Israel dizem que lançamento de ajuda humanitária em Gaza começa hoje

Na sexta-feira, já havia sido anunciado que Israel permitia que a Jordânia e os Emirados Árabes Unidos retomassem os lançamentos de ajuda humanitária no território.

26 de julho de 2025 às 20:47

As Forças de Defesa de Israel (IDF) vão efetuar, na noite deste sábado, o primeiro lançamento aéreo de uma "série de ações" de ajuda humanitária em Gaza. 

Em comunicado, as IDF afirmam que o lançamento aéreo está a ser conduzido pela Força Aérea Israelita e pelo Coordenador das Atividades Governamentais de Israel nos Territórios, “em coordenação com organizações internacionais de ajuda”, cita o The Times of Israel.

A declaração acrescenta ainda que os militares "enfatizam que as operações de combate não cessaram" em Gaza contra o Hamas e nega haver fome no território. As forças militares dizem ainda que os lançamentos aéreos serão realizados em coordenação com organizações internacionais de ajuda humanitária. Não ficou claro onde serão realizados e qual será o papel da recém-criada Fundação Humanitária de Gaza, apoiada por Israel, que se destina a ser uma alternativa à ONU.

Na sexta-feira, já havia sido anunciado que Israel permitia que a Jordânia e os Emirados Árabes Unidos retomassem os lançamentos de ajuda humanitária no território. 

Ataques aéreos e terrestres israelitas mataram pelo menos 53 pessoas em Gaza durante a noite de sexta-feira e sábado, a maioria delas mortas a tiros enquanto procuravam ajuda, de acordo com autoridades de saúde palestinianas e o serviço de ambulâncias local, citado pela agência de notícias norte-americana Associated Press (AP).

Foram relatados dois incidentes com tiros mortais israelitas em poucas horas perto da passagem de Zikim com Israel, no norte. No primeiro incidente, pelo menos uma dúzia de pessoas que esperavam por camiões de ajuda humanitária foram mortas, disseram funcionários do hospital Shifa à AP. As forças armadas de Israel afirmaram ter disparado tiros de aviso para afastar a multidão "em resposta a uma ameaça imediata" e não ter conhecimento de quaisquer vítimas.

As negociações para um cessar-fogo entre Israel e o Hamas estão num impasse depois de uma pausa após uma reunião entre Israel e os mediadores, Catar e Egito, no Catar. Os mediadores, em colaboração com os EUA, consideram a pausa temporária e disseram que as negociações serão retomadas, sem especificar uma data. 

Entretanto, um responsável do Hamas disse que as negociações deveriam ser retomadas na próxima semana e considerou a retirada das delegações uma tática de pressão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8