page view

Furacão 'Florence' semeia destruição nos EUA

Inundações ameaçam ser as mais graves de que há memória.

15 de setembro de 2018 às 01:30

O furacão 'Florence' atingiu esta sexta-feira a Carolina do Norte, EUA, havendo já cinco mortes confirmadas, numa altura em que os Açores estão sob a ameaça da tempestade 'Helene'. 

1 / 42

Uma mãe e o filho morreram em Wilmington quando uma árvore derrubada pelos ventos de mais de 150 km/h caiu sobre a casa onde viviam. O pai ficou ferido e foi hospitalizado. No condado de Pender uma mulher morreu devido a um ataque cardíaco e no condado de Lenoir houve uma quarta morte, causada por uma descarga elétrica de um gerador inundado.

O furacão atingiu terra junto Wilmington ao fim da manhã de ontem (hora de Lisboa). A cidade de New Bern, de cerca de 30 habitantes, sofreu também o primeiro impacto dos ventos já enfraquecidos do 'Florence', mas com rajadas ainda próximas dos 200 km/h. A tempestade deixou mais de 600 mil casas sem eletricidade e danificou ou derrubou dezenas de casas e armazéns.

Mais de 60 pessoas, incluindo crianças, foram retiradas de um hotel em Jacksonville que ficou com parte do telhado derrubado pelos ventos. O furacão perdeu velocidade, pelo que demorará mais tempo a deixar a região, causando inundações sem precedentes que geralmente só acontecem a cada mil anos. Em alguns locais as águas de rios e lagos subiram mais de três metros.

Filipinas ameaçadas por tufão 'Mangkhut'

As autoridades filipinas deslocaram mais de nove mil pessoas para abrigos de emergência ante a aproximação do tufão 'Mangkhut', que deverá atingir o país com ventos de 205 km/h e rajadas que podem chegar ao 255 km/h. Foi ainda emitido um alerta pedindo a mais de 5 milhões de pessoas, que vivem em áreas localizadas na rota prevista do tufão, para que evitem deslocações e fiquem em casa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8