page view

Gigantes da Internet na luta contra o 'jihadismo'

Proposta dos mais altos responsáveis dos Estados Unidos.

08 de janeiro de 2016 às 21:20

Os mais altos responsáveis dos Estados Unidos deslocaram-se esta sexta-feira a Silicon Valley, na Califórnia, para estudar com os gigantes da Internet estratégias de resposta à ampla utilização das redes sociais pelo grupo 'jihadista' Daesh.

Apple, Facebook, Google e Twitter confirmaram à Agência France-Presse (AFP) a sua participação na reunião, convocada para debater aspetos como a criptografia de dados, denunciada pelas agências norte-americanas de luta contra o terrorismo.

Segundo o programa oficial da reunião, enviado anonimamente à AFP por um dos participantes, estão também presentes representantes da rede de contactos profissionais LinkedIn, da plataforma de armazenamento de dados Dropbox, bem como da Microsoft e do YouTube, estando a Apple representada pelo seu atual CEO, Tim Cook.

Do lado do governo, foram enviados a partir de Washington a ministra da Justiça, Loretta Lynch, o diretor do FBI, James Comey, o responsável do serviço de inteligência, James Clapper, e o diretor da Agência de Segurança Nacional (NSA), Michael Rogers.

O Presidente dos EUA, Barack Obama, faz-se representar pelo secretário-geral da Casa Branca, Denis McDonough, assim como por vários de seus consultores especializados em matéria de segurança.

Os apelos para combater a atividade 'jihadista' nas redes sociais têm-se intensificado nos Estados Unidos, na sequência dos atentados de novembro em Paris e de dezembro na Califórnia.

Contudo, as novas medidas previstas não estão isentas de questionamento, pois podem afetar a liberdade de expressão, a proteção da privacidade e a confiança dos consumidores que utilizam as novas tecnologias.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8