page view

Iraque: reféns num centro comercial de Bagdad

Há a registar 12 mortos.

11 de janeiro de 2016 às 17:07

O grupo extremista Daesh reivindicou esta segunda-feira o ataque a um centro comercial em Bagdad que provocou pelo menos 12 mortos.

Numa declaração divulgada na internet, o grupo 'jihadista' referiu que quatro dos seus membros efetuaram o ataque e referiu que cerca de 90 pessoas foram mortas ou feridas.

O Daesh tem reivindicado vários atentados em Bagdad contra civis xiitas.

O ataque a um centro comercial em Bagdad terminou ao início da noite desta segunda-feira com um balanço de pelo menos 12 mortos, referiram fontes médicas e dos serviços de segurança iraquianos.

"As forças de segurança iraquianas assumiram totalmente o controlo, os assaltantes foram mortos e os reféns libertados", declarou um responsável da polícia citado pela agência noticiosa AFP.

Número indeterminado de pessoas sequestradas

Homens armados sequestraram um número indeterminado de pessoas num centro comercial de Bagdad, onde entraram depois de fazerem explodir um veículo armadilhado na rua.

Os atacantes permaneceram até ao início da noite no interior do centro comercial no bairro de Bagdad al-Jadida, no leste da capital iraquiana, segundo um coronel de polícia.

"Eles estão dentro do centro comercial Zahrat. Quando as forças de segurança se aproximaram, eles mataram três reféns", tinha referido uma outra fonte policial à AFP.

"Agora adotámos uma abordagem prudente. Queremos acabar com o sequestro com o menor número de vítimas possível", acrescentou.

Edifício fica num bairro xiita

Fonte médica confirmou de início que pelo menos oito mortos tinham sido levados para o hospital, assim como 14 feridos.

O centro comercial é um edifício de quatro ou cinco andares num popular bairro comercial, de população maioritariamente xiita.

Segundo fonte do Ministério do Interior, um número ainda não determinado de homens armados começou a disparar em plena rua depois da explosão de um carro armadilhado, entrando em seguida no edifício do centro comercial.

Unidades antiterroristas dos serviços de informações foram destacadas para o local e que atiradores de elite foram colocados em edifícios próximos do centro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8