page view

Governador promete nova estratégia contra investidas em Cabo Delgado

Valige Tauabo fez saber que se deslocou a Palma para transmitir a promessa de segurança à população.

11 de outubro de 2025 às 10:52

O governador da província moçambicana de Cabo Delgado, Valige Tauabo, prometeu este sábado, em Palma, uma nova estratégia para conter as investidas dos grupos terroristas que têm estado a atacar a região.

Falando aos moradores da vila sede a partir do mercado local, um dia após o alegado ataque de terroristas que resultou em pelo menos um morto na localidade, Valige Tauabo, fez saber que se deslocou a Palma para transmitir a promessa de segurança à população.

"Vamos manter a nossa fé. A estratégia para a nossa segurança está a ser traçada para que tenhamos a melhor segurança", disse Valige Tauabo, perante dezenas de moradores.

Segundo o dirigente, a garantia surge na sequência das conversações que manteve com a liderança local e comando distrital das Forças de Defesa e Segurança.

"Nesta nossa visita curta, tivemos oportunidade de ouvir toda informação do que aconteceu nos últimos dias através dos líderes, e também já conversamos com o comando. Então, já temos a imagem real daquilo que deve ser feito para que a nossa segurança esteja da melhor forma" disse, apelando à colaboração da população para que a estratégia em desenho tenha impacto, de forma a garantir a segurança no norte de Cabo Delgado.

Pelo menos uma pessoa morreu na madrugada de sexta-feira, atingida a tiro, na vila sede distrital de Palma, província moçambicana de Cabo Delgado, relataram fontes locais, num alegado ataque de grupos terroristas.

A vítima, que ainda foi socorrida no hospital local, é um jovem natural de Palma, atingido por um dos disparos ocorridos na periferia da vila durante a madrugada, mas cujos autores ainda são desconhecidos.

"Acordámos a ouvir disparos desde as 03:00 (02:00 em Lisboa) e não sabemos quem está a fazer e porquê. Um jovem acabou atingido mortalmente", lamentou à Lusa, na sexta-feira, uma fonte que acompanhou a situação desde os primeiros momentos, em Palma.

A situação gerou pânico entre os moradores, que pediram a intervenção das autoridades.

A província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, rica em gás, é alvo de ataques terroristas há oito anos, com o primeiro ataque registado em 05 de outubro de 2017, no distrito da Mocímboa da Praia.

Oito anos após esse primeiro ataque, o Governo afirmou esta semana que continua a fazer esforços para garantir a segurança às populações e bens para que estas comunidades permaneçam nos seus lugares de origem em paz.

"E, como podem acompanhar, os movimentos dos terroristas têm estado a ser reduzidos ou controlados, de tal sorte que os ataques já são esporádicos e ocorrem vez e outra", disse na terça-feira o porta-voz do Conselho de Ministros, Inocêncio Impissa.

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, considerou em 06 de outubro, como "atos bárbaros" e contra a "dignidade humana" os ataques terroristas que se registam em Cabo Delgado, província do norte do país.

O Projeto de Localização de Conflitos Armados e Dados de Eventos (ACLED) contabiliza 6.257 mortos ao fim de oito anos de ataques terroristas em Cabo Delgado, alertando para a instabilidade atual, com o recrudescimento da violência.

"A situação é bastante instável. Em setembro, o Estado Islâmico de Moçambique (ISM) estava ativo em 11 distritos de Cabo Delgado e também cruzou para Nampula no final do mês", disse à Lusa Peter Bofin, investigador da ACLED, a propósito dos oito anos de insurgência armada na região.

Segundo Peter Bofin, investigador sénior desta organização que reúne e analisa dados sobre conflitos violentos e protestos em todo o mundo, desde outubro de 2017 foram registados em Cabo Delgado pelo menos "2.209 eventos de violência", com "6.257 mortes relatadas", sendo pelo menos 2.631 civis.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8