Jovem são-tomense de 19 anos aguarda há seis meses transferência com urgência para tratamento em Portugal.
Um jovem são-tomense de 19 anos está há quase seis meses internado no hospital de São Tomé, com "traumatismo grave" na cabeça que poderá corromper parte do cérebro se não for transferido com urgência para tratamento em Portugal.
Danilo dos Ramos disse à Lusa que foi atingido por uma viatura, quando circulava de bicicleta e bateu com a cabeça no chão. Quando foi levado ao hospital fizeram análises e disseram que "estava tudo bem".
O jovem contou que dias depois começou a ter inchaços na cabeça o que o obrigou a regressar ao hospital, tendo sido operado, mas nas semanas seguintes complicações corromperam-lhe toda a pele da parte detrás da cabeça, deixando parte do cérebro exposta e afetada há vários meses.
"Eu sinto que a cabeça, quando foi operada, fez como se estivesse a abrir-me a mente, como se alguém estivesse a meter a mão e a tirar algo lá de dentro. Quando fico deitado, sinto que a pessoa está a dar-me com ferro nas costas", descreveu Danilo dos Ramos.
Deitado numa cama do hospital Doutor Ayres de Menezes, em São Tomé, com uma extensa ligadura na cabeça, Danilo dos Ramos clamou por uma evacuação médica para Portugal, para se encontrar solução para o problema.
"Espero que isso acabe logo, isso está a causar-me muita dor (...) Eu não quero mais essa dor, não quero mais essa aflição, eu não durmo há 15 dias", apelou.
Um dos seus irmãos mais velhos, Temilson dos Ramos, enviou à Lusa fotografias que fez circular há uma semana nas redes sociais, expondo a "situação chocante" em que ficou a cabeça de Danilo, mas, ainda assim, não houve solução.
"Se o hospital aqui mexeu com a cabeça dele, sabiam que é uma situação que não pode ser operada aqui não mexiam, mandavam para casa assim como ele veio. Lá [em Portugal] iam ter solução para ele", reclamou Temilson dos Ramos.
Segundo disse, a família já tratou todos os documentos que o hospital teria orientado para que Danilo dos Ramos seja transferido para tratamento em Portugal, mas até ao momento não tem uma resposta definitiva.
"Se eles não resolverem" e o jovem morrer, então "a família vai ter que rejeitar" o corpo, advertiu.
A Lusa esteve no hospital e tentou ouvir a direção da instituição e os serviços clínicos, mas foram recusadas explicações, com a orientação para que os esclarecimentos sejam solicitados por carta escrita à administração hospitalar.
No entanto, contactada pela Lusa, a médica são-tomense Ana Maria Costa, especialista em Medicina Interna, com valência em emergência pré-hospitalar, que trabalha no Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, Portugal, analisou a situação de Danilo dos Ramos através de imagens e admitiu tratar-se de um "traumatismo de auto nível".
"A pergunta que eu coloco é se esse doente tem uma TAC [tomografia arterial computorizada] crânio encefálica feita antes e após a cirurgia?", questionou, alertando que o paciente precisava de uma ressonância magnética nuclear, o que não existe nos serviços de saúde são-tomenses.
Ana Maria Costa admitiu que, na sequência da operação, terá havido "um crescimento de tecido cerebral", "com uma ferida enorme na região cerebral", que é preciso tratar "com a máxima urgência".
"O utente está há cinco, seis meses em sofrimento, com dor e a fazer sabe-se lá Deus o quê, e em São Tomé, com uma lesão dessa num organismo jovem (...) eu não consigo compreender que uma situação dessa esteja em São Tomé sem a devida solução", lamentou a médica.
"A partir do momento que há lesão cerebral a imposição da assistência da neurocirurgia é mandatória", acrescentou.
A médica disse esperar que a ferida "esteja a ser tratada como uma ferida cirúrgica operatória, em condições acéticas", em que o médico e o material usado nessa cirurgia seja "todo ele devidamente esterilizado".
"Eu espero e agradeço que as entidades de saúde ponham em marcha todo o mecanismo existente em São Tomé para a evacuação [médica] desse jovem e é para ontem. Eu não consigo aceitar que uma coisa dessa está numa cama do hospital há cinco, seis meses", apelou Ana Maria Costa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.