page view

Donald Trump absolvido pelo Senado. Ex-presidente dos EUA pode voltar a candidatar-se à Casa Branca

Trump já reagiu à decisão do Senado.

13 de fevereiro de 2021 às 20:50

O ex-presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, acusado pela Câmara dos Representantes de incitamento à insurreição no ataque ao Capitólio, conheceu este sábado a decisão do Senado, que absolveu Trump de todas as acusações. 

Pouco mais de um mês depois da invasão do Capitólio, que causou cinco mortos, a votação foi de 57-43, abaixo dos dois terços necessários para o 'impeachment' no Senado.

Sete Republicanos votaram para que Trump fosse declarado culpado, o que representa o maior número de sempre de senadores do partido de um Presidente alvo de destituição

A decisão do Senado permite que Donald Trump possa candidatar-se, de novo, à Casa Branca.

Com Trump fora do cargo de presidente dos EUA, o objetivo dos democratas era garantir que ele ficasse proibido de voltar a exercer cargos públicos, impedindo desta forma a sua candidatura às presidenciais de 2024.

O julgamento contou com a apresentação de argumentos por parte dos republicanos e democratas sobre os discursos, as publicações e as atitudes de Donald Trump nos últimos anos e após duas sessões de julgamento no qual fizeram parte 17 senadores republicanos e 50 democratas a decisão está tomada.

Donald Trump reage à absolvição e diz que o "movimento histórico e patriótico só agora começou"

"nosso movimento histórico, patriótico e belo para tornar a América boa outra vez está apenas a começar".

Donald Trump diz que a tentativa de destituição "foi mais uma fase da maior caça às bruxas da história do nosso país. Nenhum presidente jamais passou por algo parecido". E promete aos americanos que "nos próximos meses, tenho muito a compartilhar com vocês e espero continuar nossa incrível jornada juntos para alcançar a grandeza americana para todo o nosso povo". 

"Juntos não há nada que não consigamos alcançar", acrescentou o ex-presidente dos EUA. 

A reação de Donald Trump surgiu em comunicado uma vez que foi banido do Twitter, onde habitualmente fazia este tipo de declarações.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8