page view

Índia faz história ao conseguir aterrar na Lua

Espaçonave Chandrayaan-3 pousou no polo sul lunar. Índia tornou-se o quarto país a chegar à Lua.

23 de agosto de 2023 às 14:04

A Índia fez história ao conseguir aterrar na Lua, esta quarta-feira.

A espaçonave Chandrayaan-3 pousou no polo sul lunar, disse a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO). Esta foi a terceira tentativa da Índia de pousar uma espaçonave na Lua e ocorre menos de uma semana depois do fracasso da missão russa Luna-25.

Chandrayaan significa "veículo lunar" em hindi e sânscrito. Em 2019, a missão Chandrayaan-2 da ISRO implantou com sucesso um orbitador, mas o seu módulo de pouso caiu.

Esta quarta-feira, a ISRO disse que estava tudo pronto para ativar a sequência de pouso automático da espaçonave, acionando o algoritmo que assumiria o controlo quando esta atingisse a posição designada, ajudando-a a pousar.

Espera-se que o Chandrayaan-3 permaneça funcional por duas semanas, realizando uma série de testes, incluindo uma análise espectrómetro da composição mineral da superfície lunar.

O primeiro-ministro Narendra Modi assistiu ao momento na África do Sul, onde participa na cimeira dos BRICS e classificou o dia de hoje, em que a Índia se tornou o primeiro país a colocar uma sonda na superfície lunar junto ao polo sul, como "um dia histórico".

Quatro anos após uma tentativa falhada, a Índia juntou-se agora ao clube muito restrito das grandes potências espaciais (Estados Unidos, Rússia e China) que chegaram à superfície da Lua.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8