page view

Índia reforça Força Aérea perante escalada de tensão com Paquistão

Novo programa de fabrico de aviões de combate inclui o desenvolvimento de um caça "mais avançado e furtivo", anuncia o Ministério da Defesa indiano.

27 de maio de 2025 às 14:21

A Índia vai reforçar a sua Força Aérea com mais caças perante a escalada de tensão com o Paquistão das últimas semanas por causa da disputada região de Caxemira.

O Ministério da Defesa indiano anunciou o lançamento do programa de fabrico de aviões de combate, que inclui o desenvolvimento de um caça "mais avançado e furtivo" para enfrentar a aviação paquistanesa, numa nova escalada na corrida ao armamento entre os dois países.

A Agência de Desenvolvimento Aeroespacial da Índia, que suporta este programa, convidou várias empresas do setor para desenvolver um protótipo da aeronave, aparentemente um caça de quinta geração, de acordo com relatos da cadeia de televisão indiana NDTV.

O projeto é considerado de importância vital para a Força Aérea Indiana, cujos esquadrões são compostos principalmente por aeronaves da antiga União Soviética.

O Paquistão, por sua vez, conta com modelos chineses de última geração.

Os mais recentes confrontos entre os dois países após o ataque levado a cabo no final de abril por um grupo islamita contra uma cidade na região de Caxemira, administrada pela Índia, levaram ambos os lados a utilizar 'drones', caças e fogo de artilharia.

Esta foi a primeira vez que a Índia e o Paquistão utilizaram 'drones' em larga escala.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8