page view

Indícios de corrupção em atos de Temer

Presidente brasileiro é acusado de autorizar o pagamento de subornos para calar testemunhas da Lava Jato.

21 de junho de 2017 às 01:30

Num relatório oficial entregue esta semana ao presidente do Supremo Tribunal brasileiro, a Polícia Federal diz ter encontrado "indícios de corrupção" em atos praticados pelo presidente Michel Temer. Os investigadores pediram mais cinco dias para concluírem a investigação e entregarem o relatório final, que poderá dar origem a uma acusação formal contra Temer.

A investigação foi autorizada em maio pelo presidente do Supremo, Edson Fachin, a pedido da Procuradoria-Geral da República, que acusa Temer de corrupção, obstrução à Justiça e participação em organização criminosa. A Polícia não divulgou os indícios apurados na investigação sobre a primeira das acusações, e adiantou que só no relatório final se posicionará sobre os outros dois crimes.

Os investigadores querem concluir até sexta-feira as perícias à prova crucial da investigação, a gravação de um encontro comprometedor entre Temer e o empresário Joesley Batista, na qual o presidente parece autorizar a compra do silêncio de testemunhas, que poderiam comprometê-lo, e o suborno de juízes.

Pouco antes da entrega do relatório preliminar, os advogados do presidente instauraram duas ações legais contra Batista. Uma por o empresário, em entrevista à revista ‘Época’, ter acusado Temer de ser o "chefe da mais perigosa quadrilha do Brasil", e a outra pedindo uma indemnização pelos danos causados por essa acusação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8