Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Indonésia: Balanço do tsunami eleva-se a 108 mortos

O balanço provisório do 'tsunami' que atingiu várias ilhas isoladas da Indonésia eleva-se a 108 mortos e mais de 500 desaparecidos, disse hoje um deputado a uma televisão local.
26 de Outubro de 2010 às 16:00
Família afectada pelo tsunami
Família afectada pelo tsunami FOTO: ARIF PRIBADI / EPA

"O último balanço dado pelo centro de crise indica que 108 pessoas foram mortas e 502 continuam desaparecidas", declarou à Metro TV Hendri Dori Satoko, deputado das ilhas Mentawai.

A Agência indonésia de gestão de desastres informou que uma dezena de aldeias das ilhas Mentawai foram destruídas ou sofreram estragos importantes depois do sismo de segunda-feira, que registou uma magnitude de 7,7 Richter.

Os especialistas afirmaram que se terá produzido um maremoto de baixa intensidade, seguido de pelo menos duas réplicas de magnitude superior a seis graus, segundo o serviço geológico dos Estados Unidos.

O arquipélago das Mentawi, a 150 quilómetros a oeste da costa de Samatra e formado por 70 ilhas, é habitado por cerca de 68 mil pessoas.

O arquipélago é desde há alguns anos muito procurado por praticantes de surf. A empresa de viagens especializada em destinos para a prática de surf "The Perfect Wave" informou hoje, em comunicado, que no momento do tsunami tinha no arquipélago 32 clientes.

A embaixada da Austrália na Indonésia indicou por seu lado, numa nota à imprensa, que entre oito e dez cidadãos australianos que viajavam a bordo de uma embarcação estão dados como desaparecidos, dado ter-se perdido o contacto via rádio.

Numa das aldeias devastadas, com uma população de cerca de 200 pessoas, foram localizados 40 sobreviventes, segundo o centro de crise criado pelas autoridades indonésias.

Ver comentários