page view

Inteligência Artificial pode substituir 11,7% dos trabalhadores dos EUA

Atual adoção da IA nos Estados Unidos está concentrada em cargos tecnológicos distribuídos por todos os estados do país, aponta estudo.

27 de novembro de 2025 às 08:22

A inteligência artificial (IA) tem potencial para substituir 11,7% da força de trabalho norte-americana, segundo um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

O estudo, realizado em outubro e publicado esta quinta-feira, destaca que as capacidades técnicas da IA estendem-se a "tarefas cognitivas e administrativas" que representam 11,7% do mercado de trabalho da maior economia mundial.

Estes trabalhadores representam também aproximadamente 1,2 biliões de dólares em valor salarial nos setores financeiro, de saúde e de serviços profissionais.

De acordo com o estudo, a atual adoção da IA nos Estados Unidos está concentrada em cargos tecnológicos distribuídos por todos os estados do país, representando 2,2% do valor salarial total do mercado de trabalho.O

No entanto, o estudo sublinha que não faz estimativas de "perdas de emprego, calendários de adoção ou efeitos líquidos no emprego", e recomenda que os decisores políticos interpretem o índice "como um mapa de capacidades".

"O impacto real na força de trabalho depende das estratégias de adoção das empresas, da adaptação dos trabalhadores, das decisões regulatórias, da aceitação social e das condições económicas gerais", reiteram os autores.

O estudo foi realizado com recurso ao Índice Iceberg, uma ferramenta criada pelo MIT e pelo Laboratório Nacional de Oak Ridge que representa 151 milhões de trabalhadores no país e detalha os efeitos da IA nos seus empregos.

O índice explora como a IA pode transformar o mercado de trabalho do país e é especialmente útil para os decisores políticos que planeiam investimentos bilionários na formação de colaboradores, de acordo com a CNBC.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8