page view

Investigadores não encontraram ligação entre ataques em Nova Orleães e Las Vegas

FBI refere que autor do atropelamento em Nova Orleães agiu sozinho.

02 de janeiro de 2025 às 17:22

As autoridades norte-americanas estiveram a investigar a possibilidade do tiroteio em Nova Orleães e a explosão de um carro Tesla em Las Vegas estarem relacionados. Apesar de existirem algumas pistas que poderiam revelar ligações entre os dois casos, o FBI afirmou, esta quinta-feira, que não há, até ao momento, uma qualquer ligação estabelecida.

O diretor do FBI, Christopher Raia, afirmou, numa conferência de imprensa esta quinta-feira, que, embora estejam a seguir "todas as potenciais pistas", não há, até ao momento, uma ligação definida entre os dois casos. Raia também referiu que o FBI acredita que o autor do atropelamento em Nova Orleães agiu sozinho. Os investigadores vasculharam as redes sociais e o telemóvel do responsável e não encontraram conecções a nenhum grupo ou organização. 

Segundo fontes policiais ouvidas pelo NBC News, o passado dos dois suspeitos e a possibilidade de serem conhecidos, uma vez que ambos estão ligados à área militar, está a ser investigada. 

"A polícia está a investigar inclusive a possibilidade de conexão" entre os dois ataques, disse Joe Biden, presidente dos Estados Unidos da América quando se pronunciou sobre o carro que explodiu  "do lado de fora do hotel de Trump em Las Vegas", na quarta-feira.

As autoridades já confirmaram que o atirador que matou pelo menos 15 pessoas e que foi, depois, atingido, era um veterano do Exército que vivia no Texas. Shamsud-Din Jabbar, de 42 anos, serviu o exército como especialista em recursos humanos e em tecnologia da informação entre 2007 e 2015.

Fontes policiais avançaram que o condutor de Las Vegas, que foi encontrado morto dentro da viatura, é Matthew Livelsberger, militar no ativo do Exército dos EUA. 

O chefe da Polícia de Las Vegas confirmou ainda que ambos os veículos foram alugados pela aplicação Turo, o que pode ser coincidência ou um eventual elo de ligação entre os dois suspeitos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8