page view

Irão pode voltar a enriquecer urânio dentro de “alguns meses”

O alerta é do chefe da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA).

30 de junho de 2025 às 01:30

O Irão tem capacidade técnica para voltar a enriquecer urânio dentro de alguns meses, apesar dos danos consideráveis causados pelos bombardeamentos americanos às instalações nucleares de Fordo, Natanz e Isfahan. O alerta é do chefe da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA). “Houve danos significativos, mas não completos. Eles podem ter, dentro de alguns meses, eu diria, centrífugas em ação para produzir urânio enriquecido”, disse Rafael Grossi numa entrevista ao canal americano CBS.

Donald Trump sugeriu que o programa nuclear do Irão tinha sido adiado por “várias décadas”. Em entrevista à Fox News, o presidente norte-americano garantiu que as reservas de urânio iranianas não foram deslocadas antes dos ataques dos EUA. “É uma coisa muito difícil de fazer e não avisámos [antes do bombardeamento]. Eles não mexeram em nada”, disse. 

Outra questão fundamental é o destino das reservas de mais de 400 quilos de urânio enriquecido a 60%, que teoricamente poderia ser utilizado para fabricar mais de nove bombas atómicas se o nível fosse aumentado para 90%.

Mas os inspetores da AIEA não veem estas reservas desde 10 de junho, daí os pedidos de acesso da agência da ONU às instalações e reservas iranianas. No entanto, o parlamento iraniano votou a favor da suspensão da cooperação com a AIEA e o Conselho dos Guardiães, responsável pela análise da legislação no Irão.

"É a lei deles, o parlamento deles, mas há implicações legais aqui. Um tratado internacional deve, naturalmente, ter precedência. Não se pode invocar uma lei nacional para evitar o respeito por um tratado internacional", afirmou Grossi. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8