Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Terroristas exibem crueldade na morte

Radicais revelam imagens que mostram presos afogados em jaulas.
Francisco J. Gonçalves 24 de Junho de 2015 às 01:00
Porpaganda radical exibe a morte de cinco presos afogados dentro de uma jaula no Iraque
Porpaganda radical exibe a morte de cinco presos afogados dentro de uma jaula no Iraque FOTO: D.R.

O autodesignado Estado Islâmico (ISIS) divulgou um vídeo de propaganda que revela novas formas brutais de assassinar prisioneiros. Num momento do filme vê-se como cinco detidos são fechados numa jaula e afogados. Paralelamente, o grupo extremista mostrou imagens da destruição de sítios religiosos junto de Palmira, cidade património da Humanidade.

O filme das execuções dura sete minutos e mostra ainda três presos fechados num carro que de seguida é destruído com um rocket. Há também uma fila de condenados com colares explosivos ao pescoço que são detonados para os matar.

No caso do afogamento dentro da jaula, a sofisticação e crueldade do vídeo vai ao ponto de recorrer a câmaras submarinas para mostrar a agonia dos condenados quando a jaula é descida nas águas de um rio suspensa numa grua.

Enquanto este vídeo era divulgado pelo ramo do ISIS no Iraque, o braço sírio do grupo mostrava fotografias da destruição de dois mausoléus islâmicos junto a Palmira. Para os radicais, os túmulos de profetas e santos são locais de idolatria, pelo que devem ser destruídos. Entretanto, uma milícia curda síria diz ter conquistado terreno ao ISIS junto ao centro de poder dos jihadistas. A milícia curda assegura ter "o controlo total" de Ain Issa e vilas circundantes, a norte de Raqqa.

ISIS matar vídeos imagens afogar Iraque morte
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)