Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

ISIS conquista sede do governo

A capital da província de al-Anbar, a maior do país, está à beira de cair nas mãos dos extremistas.
Francisco J. Gonçalves 16 de Maio de 2015 às 20:18
Milhares estão em fuga de Ramadi devido ao avanço dos radicais do Estado Islâmico
Milhares estão em fuga de Ramadi devido ao avanço dos radicais do Estado Islâmico FOTO: Stringer/Reuters
Após meses de combates entre radicais e tropas iraquianas, o Estado Islâmico (ISIS) apossou-se ontem do principal edifício do governo em Ramadi, capital de al-Anbar, a maior das 18 províncias iraquianas.

Os radicais iniciaram o ataque com disparos de dezenas de morteiros e com a explosão de seis carros armadilhados conduzidos por suicidas junto ao edifício, que alberga o quartel-general da polícia e o gabinete do governador provincial.

"Se o governo não enviar reforços e a força aérea da coligação não nos apoiar, posso afirmar que perderemos toda a cidade de Ramadi até à meia-noite", afirmava ontem um major do exército iraquiano.

O ISIS ergueu a sua bandeira no edifício e em comunicado disse ter tomado o controlo da sede do governo provincial depois de "eliminar os apóstatas" que estavam no interior.

A maior parte das unidades do exército e da polícia retiraram para uma área próxima do comando de operações em al-Anbar, mas uma pequena unidade de tropas de elite "está cercada" na zona de Malaab, no centro de Ramadi.

Este avanço do ISIS acontece um dia depois de o ISIS divulgar uma mensagem do líder, Abu Bakr al-Baghdadi, que rumores davam como morto. A gravação é um apelo aos muçulmanos para emigrarem "para o califado" no Iraque e Síria.
Estado Islâmico Ramadi al-Anbar Iraque distúrbios guerras e conflitos extremistas
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)