page view

Itamar Franco morre aos 81

O senador e ex-presidente do Brasil Itamar Franco morreu ontem, aos 81 anos, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 21 de Maio, devido a leucemia.<br/><br/>

03 de julho de 2011 às 00:30

Itamar tinha-se reformado das actividades no Senado para ser tratado à doença. Apesar de ter reagido bem ao tratamento à leucemia, desenvolveu uma pneumonia aguda – diagnosticada através de uma biópsia aos pulmões –, que se agravou na passada sexta-feira, após ter sido transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O último boletim clínico informava que o político, que estava a ser submetido a um tratamento de quimioterapia, respirava com a ajuda de ventilação mecânica e que, na madrugada de ontem, tinha sofrido um AVC.

O ex-presidente, que pertencia ao Partido Popular Socialista (PPS), apoiou em 2002 a candidatura de Lula da Silva – anterior presidente do Brasil – e opôs-se à candidatura de José Serra, apoiado por Fernando Henrique Cardoso.

Ao longo da sua carreira política, Itamar esteve envolvido em várias polémicas. Uma delas ocorreu durante o Carnaval de 1994, quando Itamar Franco, então presidente, convidado de honra para assistir ao desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro, foi surpreendido por fotógrafos de mãos dadas com a modelo Lílian Ramos, que estava sem cuecas.

O corpo do político será velado em Juiz de Fora, em Minas Gerais, onde nasceu, sendo depois cremado em Belo Horizonte. A presidente Dilma Rousseff decretou sete dias de luto nacional.

PERFIL

Itamar Franco foi presidente entre 1992 e 1994, após o ‘impeachment’ do ex-presidente e actual senador Fernando Collor de Mello. Foi governador de Minas Gerais, senador, prefeito e embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Portugal e em Itália.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8