page view

Japão anuncia apoio alimentar de 1,5 milhões de euros em Moçambique

Ajuda no âmbito do Programa Alimentar Mundial para os desalojados, devido aos ataques armados em Cabo Delgado.

30 de agosto de 2021 às 11:45

A embaixada do Japão em Moçambique anunciou a entrega de um milhão e meio de euros ao Programa Alimentar Mundial (PAM) em Moçambique para minimizar a insegurança alimentar das comunidades desalojadas pelos ataques armados em Cabo Delgado.

A doação vai servir para comprar peixe enlatado para mais de 25 mil pessoas deslocadas pela violência no norte de Moçambique durante os próximos 12 meses, esclareceu o PAM em comunicado. 

"O Governo do Japão está extremamente preocupado com a situação humanitária no Norte de Moçambique", disse Hajime Kimura, embaixador do Japão em Maputo.

O retrato feito pelo PAM continua a ser de alerta.

"As necessidades estão a aumentar, com mais de 800 mil pessoas deslocadas e milhares afetados nas comunidades de acolhimento no norte de Moçambique", disse o diretor adjunto do PAM, Pierre Lucas, esperando que outros doadores "sigam o exemplo japonês".

Os ataques armados por insurgentes desde 2017 em distritos do norte de Cabo Delgado já provocaram mais de 3.100 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, de acordo com as autoridades moçambicanas.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8