Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Japão sofre gigantesco sismo seguido de tsunami

Pelo menos seis pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas após o sismo, com a magnitude 8,9 na escala de Richter, seguido de tsunami com altura de dez metros na costa, que atingiu esta sexta-feira o Japão.
11 de Março de 2011 às 08:50
Maior sismo dos últimos 140 anos no Japão causa tsunami
Maior sismo dos últimos 140 anos no Japão causa tsunami FOTO: The Japan Times

Segundo um porta-voz do Governo de Tóquio admitiu à Imprensa, o sismo (o pior dos últimos 140 anos) pode ter provocado "danos consideráveis". Cerca de quatro milhões de japoneses estão neste momento privados de electricidade. E há cerca de 15 incêndios a deflagrar no país, que está em alerta máximo. Nas últimas horas já aconteceram quatro réplicas de abalos.

Um homem de 77 anos foi morto pela queda de um muro de pedra na prefeitura de Chiba (região de Tóquio), uma pessoa morreu na região de Miyagi (nordeste) devido à queda de um objeto e um homem morreu na sequência do tsunami na prefeitura de Iwate (nordeste), avança a agência Jiji.

Uma mulher idosa também morreu soterrada por um telhado que caiu na província de Ibaraki (perto de Tóquio), disseram as autoridades locais à AFP. Para já, foram contabilizados pelo menos mais dois mortos.

Oito pessoas estão desaparecidas após um deslizamento de terra na área de Fukushima (nordeste) e uma criança foi arrastada pelas ondas do tsunami na província de Miyagi, segundo a imprensa.

Várias pessoas também ficaram feridas em Tóquio, após o desabamento do teto de um centro de conferências onde 600 alunos participavam numa cerimónia de formatura, anunciaram os bombeiros.

Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas em Osaki na prefeitura de Miyagi (nordeste), algumas foram atingidas por quedas de objetos e outras ficaram presas sob os escombros, adiantou a agência de notícias Kyodo citando os bombeiros.

O sismo ocorreu às 14h46 locais (05h46 em Lisboa), a 179 quilómetros a leste de Sendai, ilha de Honshu, e a 382 quilómetros a nordeste de Tóquio, segundo o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos.

Japão sismo tsunami abalo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)