page view

Justiça brasileira multa grupo médico que promoveu tratamento ineficaz no Brasil

Arguidos divulgaram informações erradas sobre o uso de medicamentos como a ivermectina e a cloroquina também defendidos por Jair Bolsonaro.

26 de maio de 2023 às 16:19

A Justiça Federal do estado brasileiro do Rio Grande do Sul aplicou uma multa de 55 milhões de reais (10 milhões de euros) por danos morais e à saúde coletivos a um grupo de médicos que promoveu tratamentos ineficazes contra a covid-19.

Os arguidos divulgaram informações erradas sobre o uso de certos medicamentos para tratar o coronavírus SARS-CoV-2, antes mesmo de ser diagnosticada uma infeção, incluindo medicamentos como a ivermectina e a cloroquina, que faziam parte do que é conhecido como 'kit covid' que também era defendido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

O Ministério Público apontou que a campanha sob o título 'Manifesto pela vida' lançada por um grupo que se autodenomina Médicos do Tratamento Precoce Brasil, além de recomendar substâncias ineficazes, não apontava os possíveis efeitos adversos do tratamento do coronavírus com esses medicamentos, que no caso do a cloroquina foi até contraproducente.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8