page view

Lecornu namora esquerda para aprovar próximo Orçamento do Estado francês

Sucessor de Bayrou anuncia a abertura de novos centros de saúde com atendimento rápido.

15 de setembro de 2025 às 01:30

Sébastien Lecornu já escolheu os interlocutores para aprovar o Orçamento do Estado francês para 2026 e deixou no ar, em entrevista a três jornais regionais franceses, duas promessas, que vão de encontro às suas exigências: a aposta na saúde e a manutenção dos dois feriados que o seu antecessor, François Bayrou, queria eliminar e que gerou muitas críticas por parte da população, o que ajudou a acelerar a queda do líder centrista.

É com os socialistas, comunistas e ecologistas que o novo primeiro-ministro francês se quer entender para aprovar o próximo Orçamento, desafiando-os a libertarem-se da França Insubmissa, que congrega estas forças políticas e que chumbou a moção de confiança apresentada por François Bayrou.

Também falará com a extrema-direita de Marine Le Pen, mas deixa claro que está fora de questão qualquer acordo.

O líder centrista garantiu que a saúde está no topo das suas preocupações, anunciado a abertura de novos centros de saúde, com atendimento aos utentes em 30 minutos.

Já sobre o controlo das contas públicas, apenas admitiu que este Orçamento não será aquele que gostaria, deixando antever um recuo face ao corte aos 44 mil milhões de euros proposto por Bayrou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8