"Muitas pessoas próximas a ele, que o apoiaram desde o início, já levaram um chuto no traseiro", disparou Waldir.
1 / 3
O líder do Partido Social Liberal, PSL, na Câmara dos Deputados, Delegado Waldir, que Jair Bolsonaro tentou tirar do cargo esta semana com uma manobra que tentava colocar no lugar o próprio filho Eduardo Bolsonaro e não deu certo, acusou o presidente da República de estar a usar o cargo para perseguir pessoas. Principalmente, adiantou Waldir, aliados que sempre o apoiaram mas por terem discordado de alguma manobra ou decisão ou por Bolsonaro avaliar já não terem mais serventia caíram em desgraça e o presidente quer descartar sumariamente.
"O presidente está a usar o cargo para perseguir pessoas próximas a si. Ele já 'chutou' o Bebianno, o Santos Cruz e o Magno Malta. Muitas pessoas próximas a ele, que o apoiaram desde o início, já levaram um chuto no traseiro", disparou Waldir, uma das vozes mais críticas a Jair Bolsonaro desde que o presidente tentou assumir à força o comando do PSL, a que ambos pertencem.
Gustavo Bebianno, a que Waldir se referiu, foi um dos grandes responsáveis pela eleição de Jair Bolsonaro, cuja campanha vitoriosa coordenou, e foi nomeado ministro da Secretaria-Geral da Presidência, mas apenas 45 dias depois foi demitido após pedido nesse sentido de Carlos Bolsonaro, um dos filhos do presidente.
O general Santos Cruz, ministro da Articulação Política, também foi demitido após desentendimentos com Carlos, e Magno Malta, a quem o próprio Bolsonaro disse após a confirmação da vitória que não teria conseguido sem ele, foi repetidamente cotado para o governo mas, inesperadamente, o presidente escolheu uma assessora do aliado e suposto amigo para o cargo, Damares Alves, pastora evangélica ultra radical.
Waldir, a quem o chefe de Estado ainda não desistiu de tirar o cargo para o dar ao filho Eduardo e assim comandar pessoalmente a bancada parlamentar do PSL, um dia após essa manobra chamou "vagabundo" a Jair Bolsonaro durante um almoço com outras lideranças do partido. A ofensa foi revelada num áudio partilhado para a imprensa, tal como a ameaça do deputado de "implodir" o presidente com uma gravação que teria em seu poder e que agora explicou.
"O áudio a que eu me referi foi aquele diálogo que o Brasil todo ouviu, o presidente a tentar comprar a eleição do filho dele para líder da bancada do PSL na Câmara dos Deputados, em que ele diz que os partidos têm muitos cargos e muito dinheiro por causa do Fundo Partidário e que ele precisa ter o controlo disso tudo. É um áudio bombástico.", acrescentou o deputado, referindo-se a outra mensagem de áudio igualmente partilhada no final da semana, na qual Jair Bolsonaro alicia por telefone deputados do PSL com cargos e outros benefícios para que eles o ajudem a tirar Waldir da liderança da bancada parlamentar para colocar o filho Eduardo no lugar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.