Já há várias semanas sinais crescentes de que o Egito e o Irão poderão vir a restabelecer as relações político-diplomáticas.
O líder supremo iraniano afirmou esta segunda-feira que "acolheria de bom grado" o restabelecimento de relações diplomáticas entre o Egito e o Irão, aumentando a expectativa de que Cairo e Teerão normalizem relações após décadas de tensão.
Os comentários do ayatollah Ali Khamenei surgem numa altura em que uma série de portais ligados à Presidência do Irão exibiram imagens de dois líderes de um grupo de oposição no exílio, enquanto outros mostravam riscadas as imagens de Khamenei e do Presidente egípcio, Ebrahim Raisi.
No entanto, as palavras de Khamenei foram divulgadas pela televisão estatal iraniana que reportava um uma reunião do líder supremo iraniano com o sultão de Omã, Haitham bin Tariq.
A viagem do sultão Haitham a Teerão, a primeira desde que assumiu o poder em 2020, ocorre quando Mascate há muito que serve de interlocutor entre Teerão e o Ocidente.
Já há várias semanas sinais crescentes de que o Egito e o Irão poderão vir a restabelecer as relações político-diplomáticas, sobretudo porque a Arábia Saudita e o Irão fizeram o mesmo em março, sob mediação chinesa, após anos de tensões.
O Cairo depende da Arábia Saudita e de outros Estados árabes do Golfo, ricos em petróleo, para obter apoio económico.
"Congratulamo-nos com esta questão e não temos qualquer problema a este respeito", disse Khamenei, citado pela televisão iraniana.
No entanto, as palavras de Khamenei não obtiveram ainda uma reação pública do Cairo, cujas autoridades, segundo reporta a agência noticiosa Associated Press (AP), não responderam a um pedido de comentário.
Em 1979, sob a presidência de Anwar el-Sadat (1970/1981), o Egito cortou as relações com o Irão, na sequência da revolução islâmica que levou o ayatollah Ruhollah Khomeini ao poder.
Sadat era um amigo próximo do Xá Mohammad Reza Pahlavi, que foi recebido no Egito pouco antes da sua morte e que foi o anfitrião do seu funeral de Estado em 1980.
Os restos mortais do Xá estão sepultados na mesquita Al-Rifai, no Cairo.
O acordo de paz do Egito com Israel também irritou o governo teocrático do Irão, que vê Israel como o seu principal inimigo regional.
Após a Primavera Árabe, de 2011 e a eleição do Presidente Mohammed Morsi, um islamista que pertencia à Irmandade Muçulmana, as relações com o Irão melhoraram, mas o golpe de Estado militar de 2013 derrubou Morsi e o Presidente egípcio Abdel Fattah el-Sissi assumiu o poder, inviabilizando a aproximação a Teerão.
Entretanto, hoje, uma conta na rede social Internet que se descreve como um grupo de piratas informáticos reivindicou a responsabilidade pela destruição de portais na Web associados à presidência do Irão.
No início deste mês, a conta GhyamSarnegouni, cujo nome em farsi significa "levantar-se para derrubar", já tinha reivindicado a pirataria de portais da Web associados ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão
Os meios de comunicação social e as autoridades iranianas não reconheceram imediatamente os aparentes atos de pirataria informática.
No entanto, os jornalistas da AP que acederam aos portais encontraram-nos desfigurados com imagens de Massoud Rajavi, o líder há muito desaparecido do grupo iraniano no exílio Mujahedeen-e-Khalq, e da sua mulher Maryam, que é agora o rosto público do grupo.
Um dos portais apresentava a palavra de ordem "Morte a Khamenei Raisi - Viva Rajavi", comprovando-se que Khamenei e Raisi, foram ambos visados de forma semelhante na pirataria informática reivindicada no início deste mês.
O Irão tem sido alvo, considera a AP, de uma série de ataques informáticos "embaraçosos" no meio das tensões crescentes sobre o programa nuclear de Teerão, "que tem avançado rapidamente".
O sinal da televisão estatal iraniana foi alvo de um ataque informático, bem como as bombas de gasolina que fornecem combustível subsidiado, em que foram divulgadas imagens de câmaras de vigilância do governo, incluindo as de uma prisão de alta segurança.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.