Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Livro de cardeal coloca Bento XVI contra Francisco

Robert Sarah, que alega ter-se tratado de um ato inocente, está sob fogo cruzado.
Secundino Cunha 16 de Janeiro de 2020 às 08:26
Papa Francisco
Robert Sarah
Papa emérito Bento XVI
Papa Francisco
Robert Sarah
Papa emérito Bento XVI
Papa Francisco
Robert Sarah
Papa emérito Bento XVI
A história é aparentemente simples. Um cardeal, prefeito da Congregação para o Culto Divino, bateu à porta do convento onde vive Bento XVI e pediu-lhe um texto sobre o sacerdócio, com foco no celibato. O papa emérito alegou falta de forças para pensamentos teológicos elaborados, mas acedeu escrever uma reflexão.

O caso veio colocar quase tudo em causa. Há cardeais contra monsenhores e, pelo que se percebe, até os papas estão um contra o outro.

O cardeal em causa, Robert Sarah, que alega ter-se tratado de um ato inocente, está sob fogo cruzado. É suspeito de ter envolvido Bento XVI numa polémica que o papa emérito não pretendia.

É que o cardeal, conotado com a ala mais retrógrada da Santa Sé, escreveu um livro - ‘Das profundezas dos nossos corações’ - em que critica a intenção de Francisco permitir, em zonas remotas da Amazónia, a ordenação de homens casados, no qual integra o texto de Bento XVI e em cuja capa coloca o nome do emérito.

Sarah diz que o Papa Francisco vai abrir uma caixa de Pandora e defende, com unhas e dentes, o celibato dos padres. A integração do texto de Bento XVI no livro fez com que transparecesse a ideia de que o papa emérito tinha saído a terreiro a contestar as ideias do Papa Francisco.

A polémica alastrou à velocidade com que se acende um fósforo e, segundo Georg Gaenswein, prefeito da Casa Pontifícia, Bento XVI exigiu que o seu nome fosse retirado do livro. O cardeal Sarah garante que está a ser alvo de calúnias e que é "amigo de Bento XVI e obediente a Francisco".
Robert Sarah Bento XVI Francisco Congregação para o Culto Divino religião líderes religiosos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)