page view

Tragédia no Quirguistão: Ninguém conseguiu salvar Natalia

Alpinista morre em montanha, após partir a perna a 7000 metros de altitude. Marido também tinha morrido numa escalada.

07 de setembro de 2025 às 01:30

Natalia Nagovitsina, de 47 anos, morreu ao fim de 15 dias presa numa montanha do Quirguistão, sob condições extremas, com temperaturas mínimas de 30 graus negativos, e após várias tentativas de resgate. A alpinista russa estava a descer o Pico Jengish Chokusu, ou Pico da Vitória, a mais alta montanha da cordilheira Tian Shan e a 60.ª mais alta do Mundo, na fronteira com a China, quando, a 12 de agosto, caiu e partiu a perna, a cerca de 7000 metros de altitude. Outro alpinista, que a acompanhava na descida, seguiu viagem para pedir ajuda. Dois alpinistas, um italiano e um alemão, conseguiram chegar até Natalia e deixaram-lhe um saco-cama, uma tenda, água, comida e um fogão a gás. Devido às condições extremas, era impossível resgatá-la. Numa segunda tentativa de chegar a Natalia, o italiano colapsou de exaustão e morreu, na sequência de um edema cerebral. A 16 de agosto, uma nova tentativa para resgatar a aventureira russa, desta vez de helicóptero. Mas também acabou mal. O aparelho caiu na encosta da montanha. Piloto e socorristas ficaram feridos. A 19 de agosto, um drone confirmou que a alpinista ainda estava viva. Mas, quatro dias depois, as autoridades do Quirguistão suspenderam oficialmente o resgate, devido às condições adversas, neve intensa e risco de avalanches. Natalia viria a ser dada como morta a 26 de agosto.

Um drone sobrevoou a tenda onde se encontrava a vítima, bem como as zonas circundantes, não tendo registado alterações térmicas.

Em 2021, o marido de Natalia também morreu numa montanha. Sofreu um AVC durante uma escalada no Khan Tengri - o ponto mais alto do Cazaquistão. Natalia permaneceu ao lado dele até ao fim, apesar de as recomendações da equipa de resgate terem aconselhado o contrário.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8