Presidente do Brasil elogiou o trabalho dos 37 ministros e enumerou medidas, que segundo ele, vão permitir avanços importantes no País.
O presidente do Brasil, Lula da Silva, afirmou esta segunda-feira, ao completar 100 dias de presidência no seu terceiro mandato, que este periodo foi muito curto mas que já mudou o cenário do país. Lula elogiou o trabalho dos seus 37 ministros, enumerou medidas que segundo ele vão permitir avanços importantes no país e disse que os primeiros 100 dias de governo já mudaram o cenário de caos que recebeu (de Jair Bolsonaro) ao assumir o cargo em 1 de Janeiro.
"100 dias é muito pouco, mas foi o suficiente para revertermos um cenário preocupante. Foram 100 dias de muito trabalho, e quero que saibam que esses 100 dias demoraram muito. Mas a cada dia que passa temos mais chance de melhorar este país, e hoje os brasileiros já conseguem olhar para o futuro", declarou Lula num longo discurso no Palácio do Planalto, onde reuniu todos os seus ministros, outros auxiliares e aliados para assinalar a data.
A imprensa não foi tão optimista quanto o chefe de Estado, mas a data também foi assinalada nos media com elogios e esperança, principalmente na área social, onde as medidas do terceiro governo de Lula da Silva foram mais acertadas e impactantes. A defesa da Democracia e das instituições foi outra área em que o veterano presidente recebeu aplausos, lembrando-se que em 8 de Janeiro, uma semana após tomar posse, Lula enfrentou uma vaga de violência sem precedentes no Brasil, quando seguidores radicais de Jair Bolsonaro apoiados claramente por polícias e militares invadiram o Congresso, o Supremo Tribunal Federal e a presidência da República, e provocaram uma enorme destruição e pediram a volta ao poder do antigo presidente.
Já na economia, á área mais sensível para a maioria dos brasileiros, Lula tem recebido muitas críticas, pois demoram a surgir medidas concretas que melhorem a vida da população, a inflação continua a subir e os preços de alimentos, medicamentos e rendas de casa estão em patamares quase insuportáveis. No Ambiente, uma área sensível tanto no Brasil quanto para a imagem do país no exterior, as coisas também não andam nada bem, a desflorestação na Amazónia não diminuiu, o governo ainda não implementou de facto a anunciada mega-operação militar para expulsar milhares de garimpeiros de terras indígenas, e a ministra da pasta, Marina Silva, também ainda não adoptou as medidas que se esperavam de uma ambientalista tão experiente e aguerrida.
Os desencontros entre ministros, cada um deles falando uma coisa diferente, também têm manchado a imagem do governo e obrigado Lula da Silva a desautorizar publicamente medidas que vários deles tomaram claramente para se destacarem e sem consultar ninguém. A corrupção, que já levou o próprio Lula para a prisão por 580 dias antes de as condenações dele serem anuladas pelo Supremo Tribunal Federal devido a irregularidades cometidas pelo então juiz Sérgio Moro, também voltou a rondar o Executivo, desta feita não atingindo directamente o presidente mas vários dos seus ministros, acusados de mal feitos anteriores à entrada no novo governo e a que o chefe de Estado não ligou alegando que também ele foi acusado e depois ilibado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.