page view

Lula da Silva confirma morte da mulher Marisa Letícia

Família do antigo presidente brasileiro já tinha dado ordem para que as máquinas fossem desligadas.

03 de fevereiro de 2017 às 23:19

Lula da Silva confirmou esta sexta-feira através das redes sociais a morte da sua mulher Marisa Letícia, que estava internada devido a um AVC.

O ex-presidente brasileiro tinha autorizado na quinta-feira a doação de órgãos de Marisa Letícia, que estava em morte cerebral, e deu instruções para que após fossem desligadas as máquinas que mantinham viva Marisa Letícia.

"A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos 10 dias pela recuperação da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva. A família autorizou os procedimentos preparativos para a doação dos órgãos", escreveu quinta-feira Lula da Silva na rede social Facebook.

Marisa Letícia, de 66 anos, estava internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o passado dia 24 de Janeiro, quando sofreu um AVC.

Numa sessão no Congresso de Deputados, na quinta-feira, a deputada Benedita da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), anunciou a morte da ex-primeira-dama e pediu um minuto de silêncio.

Casada com o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi primeira-dama do país entre os anos de 2003 e 2011.

Nascida em São Bernardo do Campo, cidade que faz parte da Grande São Paulo, em 1950, foi considerada uma primeira-dama discreta durante o Governo de Lula da Silva.

Cresceu numa família de onze irmãos e casou-se aos 19 anos. Três meses depois do primeiro casamento, quando estava grávida do primeiro filho ficou viúva.

A ex-primeira-dama conheceu Lula da Silva em 1973, no Sindicato dos Metalúrgicos, e casou com ele sete meses depois, tendo três filhos.

Durante o tempo em que acompanhou o político brasileiro, Marisa Letícia foi condecorada por Portugal com a Ordem da Liberdade, em 2003, e com a Ordem Militar de Cristo, em 2008.

Apesar de sua atuação discreta, Marisa Letícia Lula da Silva viu o seu nome envolvido nas investigações da Operação Lava Jato no ano passado, tornando-se ré numa denúncia sobre a posse de um apartamento de luxo no Guarujá, litoral de São Paulo.

Hoje, o Presidente do Brasil, Michel Temer, e alguns ministros deslocaram-se ao Hospital Sírio-Libanês em São Paulo para expressar solidariedade ao ex-presidente Lula da Silva.

Presidente brasileiro declara 3 dias de luto

O Presidente brasileiro, Michel Temer, lamentou na sexta-feira a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva e decretou luto oficial de três dias, noticiou hoje a Agência Brasil.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8