page view

Estrela de Soul D'Angelo morre aos 51 anos

Artista lutava contra um cancro no pâncreas.

14 de outubro de 2025 às 17:50

D'Angelo, um dos pioneiros do neo-soul, morreu esta terça-feira aos 51 anos. O norte-americano lutava contra um cancro no pâncreas. 

Em comunicado citado pela revista de música norte-americana, Rolling Stone, a sua família anunciou que "após uma longa e corajosa batalha contra o cancro, é com o coração partido que anunciamos que Michael D’Angelo Archer partiu, deixando esta vida hoje, 14 de outubro de 2025”. 

“Estamos tristes por ele poder deixar apenas memórias queridas com a sua família, mas somos eternamente gratos pelo legado de música extraordinariamente comovente que ele deixa para trás. Pedimos que respeitem a nossa privacidade durante este momento difícil, mas convidamos todos a se juntarem a nós para lamentar a sua morte e, ao mesmo tempo, celebrar o dom da música que ele deixou para o mundo", diz o comunicado. 

Na sua música, D'Angelo misturava Hip-Hop, Soul e a emoção de Gospel que liderou o movimento neo-soul na década de 1990. 

No início deste ano, o nativo da Virgínia comemorou o 30.º aniversário do seu álbum de estreia, 'Brown Sugar', um álbum platina que produziu sucessos emblemáticos como 'Lady' e a faixa-título. O álbum de 1995 rendeu-lhe várias nomeações para os Grammy e consolidou-o como uma das vozes mais originais do R&B.

Além do seu próprio catálogo extenso, D'Angelo ficou conhecido também pelas suas colaborações, nomeadamente no dueto com Lauryn Hill em 'Nothing Even Matters', um dos destaques no seu álbum de 1998, 'The Miseducation of Lauryn Hill'.

Ele também contribuiu para o álbum de 1996 dos The Roots, 'Illadelph Halflife', e fez parte da super banda Black Men United, que produziu uma música: 'U Will Know', escrita e coproduzida por D'Angelo, para o filme 'Jason's Lyric', de 1994.

D'Angelo e a cantora de R&B Angie Stone namoraram na década de 1990. O casal conheceu-se quando ele terminava 'Brown Sugar' para o qual Stone também contribuiu. O casal teve um filho juntos, o artista Swayvo Twain, nascido Michael Archer Jr. 

Angie Stone morreu no início deste ano num acidente de viação aos 63 anos.

D'Angelo tinha ainda uma filha, Imani Archer. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8