Presidente brasileiro diz-se disposto a fazer o mesmo e ameaça não participar no último debate se o adversário recusar.
Numa manobra eleitoral de surpresa que desconcertou o adversário e se transformou no principal assunto desta reta final da campanha para a segunda volta das presidenciais, no próximo domingo, Lula da Silva desafiou Flávio Bolsonaro a mostrar os seus registos bancários, fiscais e telefónicos para o Brasil "saber quem é o verdadeiro ladrão". O presidente cessante diz estar pronto a fazer o mesmo e ameaça não participar no último debate televisivo, na sexta-feira, se o adversário recusar o desafio.
A proposta de Lula foi inicialmente lançada no final do debate do passado domingo na TV Bandeirantes. “Eu vou fazer uma proposta para você, para abrirmos a nossa conta bancária e o nosso sigilo bancário para que o povo brasileiro saiba quem é ladrão nesse país. Eu abro o da minha família e você abre da sua, para que o povo saiba quem é corrupto e ladrão, senão eles vão ser enganados de novo”, disparou Lula na sua última intervenção no debate, após ser acusado diversas vezes por Flávio de corrupção.
Bolsonaro respondeu que isso não ia dar em nada porque Lula tinha enviado o dinheiro que roubou para outros lugares e não ia aparecer na conta, mas ficou claramente surpreendido e constrangido. Esta hesitação do adversário fez com que o desafio de Lula, que poderia não ter passado de uma bravata sem consequências, assumisse uma enorme proporção, com o veterano político a insistir no tema todos os dias, em todos os comícios, transformando o desafio numa verdadeira bandeira de campanha.
Mas o próprio Lula, que inicialmente disse que iria revelar voluntariamente todos os seus registos bancários e fiscais por estar cansado de ser chamado de ladrão, começou entretanto a modular e a restringir o desafio. Ao entregar uma autorização ao Tribunal Superior Eleitoral para a publicação desses registos, Lula colocou como condição que isso só poderia acontecer depois de Flávio fazer o mesmo.
Os conselheiros da campanha de Flávio veem nesse desafio de Lula uma armadilha e aconselharam o senador a não responder. Mas Lula decidiu dobrar a aposta e afirma agora que, se Flávio não aceitar o desafio, ele não irá ao último debate da campanha, marcado para a noite de amanhã, na TV Globo. “Se Flávio Bolsonaro apresentar um documento autorizando quebrar o sigilo, vai haver debate. Senão não vai haver debate. Porque um presidente da República não pode debater com um ladrão”, provocou ontem Lula durante uma caminhada com apoiantes em Pernambuco.
Lula pede anulação da candidatura de Flávio por alegado favorecimento da Meta
Advogados da campanha de Lula da Silva instauraram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma ação pedindo a anulação da campanha de Flávio Bolsonaro por suposto abuso do poder económico e favorecimento por parte da plataforma Meta, dona do Facebook, Instagram e Whatsapp. No pedido, feito a escassos dias da segunda volta das presidenciais, a campanha de Lula acusa a Meta de ter agido de forma deliberada para restringir o alcance de conteúdos a favor do presidente e ampliar a divulgação dos conteúdos do adversário. A ação afirma que as ferramentas da Meta geravam imagens e propagandas relacionadas com Flávio mas se negavam a fazer o mesmo com imagens e conteúdos pró-Lula.
A petição também cita que, não obstante o perfil de Flávio ter vários milhões de seguidores a menos do que o de Lula, o filho de Jair Bolsonaro alcançava três vezes mais 'likes' do que o adversário nas suas publicações, numa amplificação algoritma atípica em favor de uma das partes, o que constitui crime eleitoral. Após pedido de esclarecimentos do TSE, cujo presidente, Kassio Nunes Marques, se reuniu com representantes da Meta e das campanhas de Lula e de Flávio e exigiu a adoção imediata de medidas que evitem novas distorções, a empresa reconheceu terem ocorrido várias falhas na distribuição de conteúdos mas garantiu que elas afetaram os dois candidatos e que não houve qualquer interferência eleitoral intencional.
O Comité de Supervisão da Meta, um órgão de fiscalização criado e financiado pela própria empresa mas com autonomia e formado por especialistas espalhados pelo mundo, criticou duramente as falhas, relatadas inclusive por funcionários em mensagens internas vazadas, lembrou que situações semelhantes já ocorrem há anos e afetaram processos eleitorais noutros países, mas que, mesmo assim, a gigante da tecnologia não fez o suficiente para impedir novos erros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.