page view

Lula inaugura universidade inacabada em São Paulo e é confrontado por aluna

"A obra não está concluída. O que está a ser inaugurado hoje é apenas metade da obra prevista", apontou a estudante.

06 de julho de 2024 às 22:00

O presidente brasileiro, Lula da Silva, passou por uma situação constrangedora ao inaugurar esta sexta-feira uma universidade inacabada e ser questionado por uma estudante se e quando iria concluir a obra. O caso irritou bastante Lula, que nem respondeu, mas a aluna, Jamile Fernandes, que cursa o terceiro ano de Direito, contou que a obra que Lula estava a inaugurar, o novo campus da Unifesp, Universidade Federal do Estado de São Paulo, em Osasco, vizinha a São Paulo, ainda só está pela metade, e, sem se intimidar com as reações de ministros e outros membros da comitiva presidencial, expressou o seu desagrado à imprensa.

"A obra não está concluída. O que está a ser inaugurado hoje é apenas metade da obra prevista. Entre outras partes, faltam as moradias estudantis, restaurantes, auditórios. E a universidade tem somente 8% de alunos negros, temos de dizer a verdade", disparou Jamile, inconformada com a pompa e circunstância com que foi inaugurada uma obra que, na verdade, só daqui a alguns anos estará realmente pronta, e com o discurso de Lula de que jovens negros agora têm a possibilidade de cursar o ensino superior numa escola pública de qualidade.

Tal como no caso do novo campus da Unifesp, Lula passou as últimas semanas a percorrer o Brasil inaugurando obras ao lado de aliados candidatos às eleições autárquicas de outubro, várias delas igualmente inacabadas e outras que já estavam a funcionar e foram simplesmente inauguradas de novo para conseguir popularidade para o partido de Lula e os candidatos que ele apoia. Após o constrangimento e a irritação de Lula, que não suporta críticas, o atual ministro das Finanças e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, respondeu olhando diretamente para Jamile que uma universidade, aquela ou qualquer outra, está sempre inacabada, nunca está realmente pronta porque vai crescendo ano a ano

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8