Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Médicos fazem parto de risco com luz de telemóvel durante apagão no Rio de Janeiro

Única luz usada foi a lanterna do telemóvel do pai do bebé.
Domingos Grilo Serrinha e correspondente no Brasil 3 de Maio de 2019 às 17:43
Bebé
Bebé
Bebé
Bebé
Bebé
Bebé

Um "apagão" que deixou o Rio de Janeiro sem energia por mais de três horas e o não funcionamento do gerador de emergência obrigaram médicos da maternidade do Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, zona oeste daquela cidade brasileira, a improvisar e a realizarem um procedimento delicado quase às escuras.

Sem outra solução, médicos e enfermeiras fizeram um parto complicado tendo como única luz a lanterna do telemóvel do pai do bebé, um militar de nome Ramón, de 25 anos.

A mãe do bebé, Raiane do Nascimento Galvão Clementino, já estava com as dores do parto há três dias sem o filho nascer, e foi internada às 8h00 de domingo passado no Albert Schweitzer para os médicos verem o que poderia ser feito para realizarem o parto com o menor risco possível para a mãe e o bebé. Às 20h00, tudo ficou às escuras, o gerador funcionou por apenas 17 minutos e em seguida, o que já estava mal ficou ainda pior, pois o calor tornou insuportável o ambiente dentro do hospital.

Foi nesse angustiante cenário que Murilo, nome dado ao filho por Raiane e Ramon, deu finalmente sinais de que queria vir ao mundo, eram 21h53. Sem outra alternativa, e apesar de o parto ser de risco, os médicos pediram ao pai do menino para segurar o telemóvel com a lanterna acesa e apontada para a região genital da esposa e começaram a agir na semi-escuridão.

Com o bebé já são e salvo, Ramón pediu a uma enfermeira para ela iluninar mãe e filho, para ele poder desligar a lanterna e usar a câmara do telemóvel para fazer o único registo daquele momento tão esperado pelo casal. Foi também com o uso de lanternas de telemóvel que as enfermeiras pesaram e deram as primeiras vacinas em Murilo, cujo atribulado nascimento só veio a público esta sexta-feira.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)