page view

"Cobarde" e "corrupta": Javier Milei insulta Pedro Sánchez e a mulher e abre crise diplomática entre Espanha e Argentina

Espanha retirou em definitivo a sua embaixadora em Buenos Aires e admite proibir a entrada do presidente argentino no país.

22 de maio de 2024 às 01:30

Espanha decidiu na terça-feira retirar “de forma definitiva” a sua embaixadora em Buenos Aires depois de o presidente argentino, Javier Milei, ter chamado “cobarde” ao primeiro-ministro Pedro Sánchez, numa preocupante escalada da tensão política e diplomática entre os dois países.

A crise, de proporções inéditas, começou no domingo, quando Milei, que visitou Espanha a convite do partido de extrema-direita Vox, chamou “corrupta” à mulher de Sánchez, Begoña Gómez, durante um comício em Madrid. O Governo espanhol exigiu um pedido imediato de desculpas e chamou a sua embaixadora na Argentina para consultas.

No entanto, em vez de se retratar, Milei deu uma entrevista explosiva à TV argentina, onde repetiu os insultos à mulher de Sánchez e chamou “cobarde” ao primeiro-ministro espanhol, acusando-o “de se esconder debaixo das saias das mulheres”. “Não vou pedir desculpas. O agredido fui eu”, alegou Milei, lembrando as várias ocasiões em que foi acusado por políticos espanhóis de ser “xenófobo, racista, nazi, negacionista da ciência e misógino” ou, como sugeriu o ministro espanhol dos Transportes, Óscar Puente, “de consumir substâncias”. Minimizou ainda a chamada da embaixadora espanhola como “um disparate próprio de um socialista”.

Perante estas afirmações e a recusa de Milei em pedir desculpa, o Governo espanhol decidiu na terça-feira retirar em definitivo a sua embaixadora na Argentina e ameaçou tomar “medidas adicionais”. Uma delas poderá ser declarar Milei como ‘persona non grata’ e impedir a sua entrada em Espanha no próximo dia 21 de junho, para receber um galardão do Instituto Juan de Mariana. “Vamos ver”, disse fonte do Governo de Madrid.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8