page view

Milhares de pessoas no funeral de presidente iraniano na sua cidade natal

Cerimónia encerra três dias de funerais que atraíram grandes multidões.

23 de maio de 2024 às 14:31

Dezenas de milhares de pessoas homenagearam esta quinta-feira o ex-presidente iraniano, Ebrahim Raisi, na cidade onde nasceu, Macchad, no noroeste do Irão, antes de ser enterrado cinco dias após o acidente de helicóptero que o vitimou.

A cerimónia encerra três dias de funerais que atraíram grandes multidões, segundo a tradição dos grandes acontecimentos no Irão desde a revolução islâmica de 1979.

Raisi, que era Presidente do Irão desde 2021, morreu aos 63 anos na queda do helicóptero que o transportava para Tabriz (noroeste), no domingo.

O acidente ocorreu depois de ter assistido à inauguração de uma barragem com o homólogo do Azerbaijão, Ilham Aliev, na fronteira comum.

Sete outras pessoas morreram no acidente, incluindo o chefe da diplomacia iraniana, Hossein Amir-Abdollahian.

Homens, mulheres e crianças de todas as idades marcharam em Macchad ao longo da avenida que conduz ao mausoléu do Imã Reza, o principal santuário xiita do país, de acordo com a agência francesa AFP.

A maioria segurava fotografias de Raisi e transportava flores brancas, tradicionalmente utilizadas nos funerais no Irão.

A multidão acompanhou o caixão, que foi colocado num camião com a inscrição "Vim, ó Rei, dai-me abrigo", referindo-se ao Imã Reza, o oitavo imã xiita.

Uma vez terminados os cinco dias de luto, as autoridades, nomeadamente o Presidente interino, Mohammad Mokhber, 68 anos, concentrar-se-ão na organização das eleições presidenciais previstas para 28 de junho.

As incertezas políticas são grandes, uma vez que ainda não surgiu um candidato único para representar o campo conservador atualmente no poder, segundo a AFP.

As candidaturas para as eleições presidenciais serão oficialmente apresentadas a 30 de maio, e a campanha eleitoral terá início em 12 de junho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8