page view

Ministro da Defesa prevê formadores portugueses de tropas especiais de Moçambique no terreno em abril

Cabo Delgado está sob ataque desde outubro de 2017 por grupos de insurgentes ligados a organizações islâmicas radicais.

12 de fevereiro de 2021 às 14:16

O ministro da Defesa Nacional estimou hoje que os militares portugueses que vão formar as tropas especiais de Moçambique estejam a trabalhar no terreno daquele país africano já no mês de abril.

"Há desenvolvimentos quotidianos. As Forças Armadas portuguesas e moçambicanas estão a trabalhar no desenho da parte que lhes toca para que, em breve - esperemos que durante o mês de abril -, possa começar no terreno o trabalho de formação", disse Gomes Cravinho.

O responsável da tutela respondia a perguntas dos jornalistas à margem de uma visita ao Comando Conjunto para as Operações Militares, em Oeiras, onde está instalado o grupo de apoio ao coordenador do grupo de trabalho ('task force') do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, Vice-Almirante Gouveia e Melo.

Gomes Cravinho vincou que se vai tratar de "uma missão de formação de comandos e de fuzileiros, portanto tropas especiais moçambicanas, para que as Forças Armadas e de Defesa de Moçambique tenham todas as características necessárias para o desempenho da soberania no seu próprio país".

A província moçambicana de Cabo Delgado (norte) está sob ataque desde outubro de 2017, por grupos de insurgentes ligados a organizações islâmicas radicais e classificados desde o início de 2020 pelas autoridades moçambicanas e internacionais como uma "ameaça terrorista".

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8