page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Ministro israelita ameaça prender jornalistas que filmem zonas atingidas

Itamar Ben Gvir indicou que polícia "vai perseguir" quem esteja a gravar nos lugares dos ataques, uma vez que permitem aos iranianos "dirigir melhor" as ações.

16 de junho de 2025 às 17:17

O ministro da Segurança de Israel, Itamar Ben Gvir, acusou esta segunda-feira a imprensa internacional de "pôr vidas israelitas em perigo" com a cobertura dos ataques iranianos e ameaçou prender quem recolha imagens em zonas atingidas.

Numa visita à cidade de Petah Tikva, atingida por mísseis disparados pelo Irão, o ministro de extrema-direita ameaçou os "meios de comunicação estrangeiros" que "favorecem expressões de apoio aos ataques iranianos", em declarações recolhidas pelo jornal Times of Israel.

Indicou que a polícia "vai perseguir" quem esteja a gravar nos lugares onde tenha havido ataques, uma vez que permitem aos iranianos "dirigir melhor os seus ataques".

"Mostrar onde caíram os mísseis em território israelita é um perigo para a nossa segurança e espero que os que transmitam desses locais sejam tratados como ameaças à segurança", disse Ben Gvir, acrescentando que já falou com as forças policiais e com os serviços de inteligência israelitas (Shin Bet).

Indicou que os jornalistas que estiveram em locais atingidos "não são da Al-Jazeera [Qatar] ou da Al-Mayadeen [Líbano], mas de canais de televisão estrangeiros, que não têm qualquer proibição de atuação, a não ser que violem as regras ou a censura".

Ambas as cadeias noticiosas árabes estão proibidas em Israel desde os ataques do movimento islamita palestiniano Hamas, decisão que o Governo israelita alega por razões de segurança.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8