page view

Moçambique e Coreia do Sul querem cooperar na educação, saúde e agricultura

Chefe de Estado moçambicano reuniu-se em Seul com o homólogo da República da Coreia no âmbito da visita de trabalho que está a realizar ao país.

03 de junho de 2024 às 11:19

O Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, transmitiu esta segunda-feira ao homólogo moçambicano o interesse em partilhar experiências nas áreas da educação, saúde e agricultura, disse Filipe Nyusi, que se encontra de visita ao país asiático.

"Foi um encontro cordial, onde os resultados são promissores, pois o Presidente Suk-yeol mostrou abertura de passar a experiência do seu país a Moçambique, no âmbito do investimento nas áreas cruciais que alavancaram o desenvolvimento, nomeadamente a educação, saúde e agricultura", descreveu Nyusi, numa mensagem na sua conta oficial na rede social Facebook.

O chefe de Estado moçambicano reuniu-se em Seul com o homólogo da República da Coreia no âmbito da visita de trabalho que está a realizar ao país, convidado para a Cimeira Coreia-África.

"Acordamos em reforçar a nossa cooperação para benefício mútuo dos nossos países e povos", disse ainda.

Nesta visita, que se iniciou no domingo, o Presidente moçambicano já se reuniu com as administrações das gigantes sul-coreanas Daewoo e Samsung.

A cimeira Coreia-África contará com a participação de outros chefes de Estado e de Governo do continente africano, representantes de organizações multilaterais e chefes executivos de empresas coreanas e africanas.

A cimeira, entre terça-feira e quarta-feira, irá decorrer sob o lema "O Futuro Construímos Juntos: Crescimento Económico, Sustentabilidade e Solidariedade".

O chefe de Estado moçambicano, que visita a Coreia do Sul a convite do homólogo Yoon Suk-Yeol, irá também participar no fórum de negócios Coreia-África.

À margem da cimeira, o Presidente de Moçambique terá, além do encontro bilateral com o seu homólogo da República da Coreia, reuniões "com chefes executivos de empresas sul-coreanas e com a comunidade moçambicana residente na República da Coreia", segundo a Presidência moçambicana.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8