page view

"Mocidade Alegre" é a escola campeã do Carnaval de São Paulo

Escola levou para a avenida o samba-enredo “Malunga Lea – Rapsódia de uma deusa negra”, uma homenagem à actriz Lea Garcia, que morreu em 2023, aos 90 anos.

17 de fevereiro de 2026 às 22:18

A Escola de Samba Mocidade Alegre, do bairro do Limão, na zona norte da cidade, foi a grande vencedora dos desfiles de Carnaval de São Paulo de 2026, que teve as três primeiras classificadas separadas por somente um décimo entre si.

A apuração na maior cidade brasileira aconteceu no final da tarde desta terça-feira, após as escolas de samba terem desfilado no Sambódromo do Anhembi, também na zona norte nas madrugadas de sexta para sábado e de sábado para domingo.

A escola levou para a avenida o samba-enredo “Malunga Lea – Rapsódia de uma deusa negra”, uma homenagem à actriz Lea Garcia, que morreu em 2023, aos 90 anos, e foi uma das primeiras mulheres negras a enfrentar e vencer os preconceitos da época e tornar-se uma estrela de talento reconhecido.

Entre os destaques da “Mocidade Alegre” estiveram o carro Abre-Alas, com riquíssimas e luxuosas fantasias africanas, remontando à ancestralidade da actriz, e o impressionante carro dedicado a Iemanjá, a Raínha das águas, onde a escultura representando a divindade do Candomblé estava cercada por 10 mil litros de água.

Em segundo lugar ficou a também tradicional Escola de Samba Gaviões da Fiel, ligada ao popular clube de futebol Corinthians. A escola empolgou o sambódromo desenvolvendo no Anhembi um samba-enredo enaltecendo os povos indígenas originários do Brasil e a defesa das florestas, com um imenso problema adicional, não usar o verde, que é a cor da camisola do seu maior rival no futebol, o Palmeiras, também da capital paulista.

Em terceiro lugar ficou a Escola de Samba Dragões da Real, que também apresentou um samba-enredo sobre a Amazónia, mas com especial destaque à coragem e ao trabalho árduo das mulheres indígenas ao longo dos séculos, misturando realidade e fantasia e impressionando logo ao abrir o seu desfile com um dragão de nove metros com movimento e efeitos especiais.

No Rio de Janeiro, onde as escolas de samba desfilaram de domingo para segunda-feira e de segunda-feira para terça-feira, a apuração da campeã será realizada no final da tarde desta quarta-feira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8