page view

Morreu Susan Hiller, artista que explorou as fronteiras da consciência

Nasceu em 1940 em Talahassee, na Florida. Estudou cinema e fotografia, linguística e antropologia e, em 1967, mudou-se para Londres.

29 de janeiro de 2019 às 23:11

A artista Susan Hiller, cujo trabalho em filme, vídeo e escultura explorou as fronteiras da consciência e do paranormal, morreu aos 78 anos, anunciou esta terça-feira a galeria londrina Matt's Gallery.

Hiller era, descreveu a galeria, "uma voz única e idiossincrática, uma grande artista, escritora, pensadora e, para muitos, mentora".

A artista, nascida nos Estados Unidos da América mas estabelecida no Reino Unido desde os anos 1960, utilizou várias formas de expressão para investigações que designou como "paraconceptuais".

A instalação "Witness", que apresentou pela primeira vez em 2000 numa capela abandonada de Londres, consistia em dezenas de altifalantes pendurados do teto, num ambiente escurecido, cada um emitindo o relato de uma experiência de rapto por extraterrestres.

A Fundação de Serralves, no Porto, apresentou em 2005 uma exposição monográfica de Susan Hiller -- "Revocar. Obras Escolhidas", 1969-2004 -- e anunciou para 2019 a exibição da instalação interativa "Os pensamentos são livres".

Susan Hiller nasceu em 1940 em Talahassee, na Florida. Estudou cinema e fotografia, linguística e antropologia e, em 1967, mudou-se para Londres.

Em 1973 realizou a sua primeira exposição, com o projeto "Dedicado ao artista desconhecido", uma coleção de cerca de 300 postais, mapas e cartas da costa britânica.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8