De acordo com um responsável do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA, ocorreu um incêndio na asa esquerda do avião e o motor soltou-se.
O avião de carga da UPS que se despenhou na terça-feira em Louisville, no Kentucky, incendiou-se e um motor soltou-se, pouco antes da aeronave cair e explodir, de acordo com os primeiros dados da entidade norte-americana responsável pela investigação.
As autoridades norte-americanas informaram, no mais recente balanço, que pelo menos 12 pessoas morreram e outras estão desaparecidas.
As equipas de resgate continuam ainda à procura de mais vítimas, um dia após o acidente no UPS Worldport, o centro de operações de aviação global da empresa em Louisville.
O acidente gerou um incêndio devastador que consumiu a enorme aeronave e se alastrou às empresas próximas, noticiou a agência Associated Press (AP).
De acordo com Todd Inman, do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês), ocorreu um incêndio na asa esquerda do avião McDonnell Douglas MD-11e o motor soltou-se durante a descolagem.
"Há muitas partes diferentes deste avião em muitos lugares diferentes", acrescentou o responsável pela investigação, descrevendo um campo de destroços que se estendia por cerca de 800 metros.
O avião com três pessoas a bordo despenhou-se por volta das 17:15 de terça-feira (22:15 de terça-feira em Lisboa), quando descolava para Honolulu a partir do terminal UPS Worldport, no Aeroporto Internacional Muhammad Ali de Louisville.
Vídeos mostraram chamas na asa esquerda da aeronave e um rasto de fumo.
A queda teve um efeito dominó, atingindo e provocando explosões menores na Kentucky Petroleum Recycling e num ferro-velho de automóveis, o Grade A Auto Parts.
"Felizmente, um restaurante local que fica muito perto (...) não foi atingido. Outra sorte é que este avião poderia ter atingido a grande fábrica da Ford ou o centro de convenções, que estão perto", frisou o governador do Kentuchy, Andy Beshear.
Vídeo mostra avião a explodir durante descolagem em aeroporto nos EUA
VÍDEO: AP
Beshear alertou também que o número de mortos pode aumentar.
O Hospital da Universidade de Louisville informou que duas pessoas estavam esta quarta-feira em estado crítico na unidade de queimados e que outras 13 receberam alta após tratamento. Cinco pessoas foram assistidas noutros hospitais.
Com base nos vídeos do acidente, o advogado especializado em aviação, Pablo Rojas, afirmou que a aeronave parecia estar com dificuldades em ganhar altitude, enquanto um incêndio consumia o lado esquerdo, junto a um dos motores.
Os registos de voo mostram que a aeronave permaneceu em terra em San Antonio entre 03 de setembro e 18 de outubro.
Jeff Guzzetti, antigo investigador federal de acidentes aéreos, disse ser muito cedo para saber se o problema estava no motor, na estrutura que o suporta ou noutra coisa qualquer.
"Aparentemente, esta aeronave foi alvo de uma grande manutenção no último mês, e os investigadores vão precisar de analisar minuciosamente os registos de manutenção para verificar exatamente o que foi feito", apontou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.