page view

Mugabe recusa sair até eleições de 2018

Líderes militares e enviados sul-africanos mantiveram conversações com o presidente do Zimbabwe.

17 de novembro de 2017 às 01:30

Um dia depois de ser colocado em prisão domiciliária pelos militares, o presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, recusou ontem deixar o poder. Durante reuniões com enviados sul-africanos e com os generais responsáveis pelo golpe de Estado, Mugabe reiterou que é o líder legítimo do país.

As conversações foram mediadas pelo bispo Fidelis Mukonori e visam garantir uma deposição sem humilhação do homem que durante 37 anos liderou o país, sendo visto ainda por muitos como o herói da independência.

Os militares e os negociadores sul-africanos pretendem convencer Mugabe a abrir caminho a um governo de transição. Uma das propostas visa colocar no poder, de forma interina, Emmerson Mnangagwa, o vice-presidente destituído na semana passada.

Terá sido essa demissão do herdeiro presumível da presidência que precipitou o golpe militar, pois confirmou a suspeita de que Mugabe, de 93 anos, planeava deixar o poder à mulher, Grace Mugabe, de 52 anos. O presidente insiste em manter-se no cargo até às eleições de 2018.

A possível criação de um governo interino levou o líder da oposição, Morgan Tsanvagirai, que fazia tratamentos a um cancro na África do Sul, a regressar ao Zimbabwe e a afirmar-se disponível para integrar um governo de unidade nacional.

Luxo e violência marcam vida de Grace 

A mulher do presidente Mugabe é conhecida como ‘Gucci Grace’ devido ao gosto pelo luxo. Num só dia em Paris gastou 130 mil euros, tem um Rolls-Royce de 340 mil euros e num ano comprou 62 pares de sapatos Ferragamo, cada par custando mais de mil euros.

Grace Mugabe é também famosa pelo mau génio. Em agosto agrediu a modelo Gabriella Engels num hotel de Joanesburgo e em 2009 esmurrou um repórter fotográfico, em Hong Kong.

Oposição disposta a partilhar governo 

SAIBA MAIS 

1980

é o ano em que Robert Mugabe se torna líder do Zimbabwe independente depois de liderar, durante décadas, a luta contra o poder britânico.

Segundo casamento

Mugabe casou em 1996 com Grace Marufu, datilógrafa com quem iniciou uma relação quando a primeira mulher, Sally, estava à beira da morte.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8