A primeira ameaça noticiada esta sexta-feira foi detetada num avião da Ryanair que aterrou no Aeroporto de Lisboa e que ia operar um voo com destino a Roma, Itália.
Há registo de novas ameaças de bomba com impacto em voos europeus, esta sexta-feira. A primeira ameaça noticiada foi detetada num avião da Ryanair que aterrou no Aeroporto de Lisboa e que ia operar um voo com destino a Roma, Itália.
Na República Checa, a polícia informou estar a investigar várias ameaças de bomba em voos com origem ou destino no Aeroporto de Praga. "Em cooperação com o Aeroporto de Praga, tomamos as medidas de segurança necessárias com o mínimo impacto possível nas operações normais do aeroporto. Continuamos a investigar o caso", declarou a polícia, citada pelo The Guardian.
O voo W46136 da Wizz Air de Praga para Roma divergiu para Veneza devido a uma ameaça de bomba. O avião deu meia-volta perto de Ferrara e conseguiu aterrar em segurança em Veneza.
Em França, também há registo de pelo menos quatro ameaças de bomba em aeronaves que sobrevoavam o espaço aéreo do país esta sexta-feira, informou o governo francês.
A polícia dinamarquesa desenvolveu uma operação de segurança no Aeroporto de Copenhaga, mas verificou que, até ao momento, "não há, nem houve, qualquer perigo para os passageiros ou outras pessoas que utilizam o aeroporto", anunciou a polícia, citada pelo mesmo jornal.
Já na Hungria, foram emitidos três alertas de bombas contra aviões comerciais. O primeiro alerta foi emitido pouco antes das 10h00 locais (09h00 em Lisboa) e era referente a um voo comercial de Bruxelas para Sófia. A NATO emitiu, nos três casos, um alerta 'Alpha Scramble' (uma ordem de descolagem imediata e real de aviões de caça para intercetar uma aeronave potencialmente hostil ou não identificada), o que levou à mobilização da Força Aérea húngara, que escoltou os aviões até às fronteiras com a Sérvia, no primeiro caso, e com a Roménia, nos outros dois.
Todos os aviões conseguiram aterrar em segurança e as unidades de desativação de bombas estão a inspecionar. Já está em curso uma investigação para determinar a origem das ameaças que estão a afetar vários países na Europa.
Na Irlanda, o caso mudou de figura. As ameaças de bomba não se referiam a aviões, mas a meios de comunicação. O programa "Today With David McCullagh", da RTÉ Radio One, saiu do ar e foi substituído por música, já que o edifício da emissora nacional em Donnybrook teve de ser evacuado.
A ameaça foi enviada num email recebido pelas 9h, que indicava que uma explosão ia acontecer em 45 minutos. A polícia deslocou-se ao local com cães para procurar o explosivo. A programação regular da Radio One acabou por voltar ao ar às 10h13.
Outros meios como a Newstalk Radio, a Today FM, a Virgin Media e o Irish Independent, também tiveram as suas instalações evacuadas pelo mesmo motivo.
Também a cadeia televisiva britânica Sky News recebeu uma "ameaça à segurança". "Realizámos uma avaliação de segurança e comunicámos a situação às autoridades competentes", disse um porta-voz da estação, citado pelo 20minutos.
Recorde-se que, esta quinta-feira, pelo menos 25 voos europeus foram alvos de ameaças de bomba a bordo e vários tiveram de divergir para outros aeroportos. Um dos voos foi o FR8953 da Ryanair que partiu do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.
Na terça-feira, também já se tinham verificado ameaças que afetaram cerca de uma dezena de voos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.