Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Notas norueguesas são obras de arte

O novo visual da unidade monetária da Noruega
J.F. 10 de Outubro de 2014 às 14:13
O verso da nova nota de 100 coroas norueguesas é uma imagem repleta de pixels, tal como as restantes (de 50, 200, 500 e 1000 coroas)
O verso da nova nota de 100 coroas norueguesas é uma imagem repleta de pixels, tal como as restantes (de 50, 200, 500 e 1000 coroas)

Dentro em breve, os noruegueses vão passar a andar com autênticas obras de arte na carteira. Tal como aconteceu há pouco tempo com a nota de 10 euros, também a coroa norueguesa foi alvo de uma remodelação visual. O Banco de Noruega lançou o desafio a empresas de design e à população para ajudarem a desenhar as suas novas notas. E o resultado final é extraordinário.

Ao combinar o trabalho abstrato e pixelizado da firma Snøhetta, para o verso das notas, e as versões mais tradicionais dos artistas gráficos do estúdio The Metric System, as notas dos noruegueses terão um novo visual. 

Mas além do design escolhido, a arte de inúmeras candidaturas merece ser destacada pela sua beleza e charme, principalmente as participações de crianças. Todas as propostas tinham de respeitar o mesmo tema: o Mar.

Veja em baixo as imagens das novas notas e algumas das melhores candidatas. Se se espantar por ver uma nota de 1000 coroas, tenha em mente que 1 euro equivale a 8,35 coroas norueguesas, ou seja, a nota de maior valor na Noruega é o equivalente a 120 euros.




notas design coroas Noruega Banco de Noruega Snøhetta The Metric System design mar
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)