page view

Tensão volta a Paris e faz cinco feridos. Polícia fez 157 detenções

Forte policiamento nas ruas de Paris não retrai manifestantes.

15 de dezembro de 2018 às 09:50
A carregar o vídeo ...

CMTV em Paris mostra tensão entre coletes amarelos e polícia

As forças de segurança francesas detiveram durante este sábado 157 pessoas na manifestação dos Coletes Amarelos em Paris, anunciou a polícia local, falando ainda em cinco vítimas ligeiras até às 18h00.

Pelo quinto fim de semana consecutivo, as autoridades registaram menos manifestantes, menos danos e menos detidos, mas a rejeição das medidas apresentadas por Macron continua e quem saiu à rua mostra-se cada vez mais politizado.

As autoridades contabilizaram cerca de 2.500 manifestantes em toda a capital, sendo que o dispositivo da polícia incluiu o destacamento de 8.000 agentes, 14 blindados - mais do que na última semana - e ainda o reforço de forças a cavalo.

Nas redes sociais começaram a surgir vídeos e fotografias do clima tenso em Paris, desde manhã.

A Saint-Etienne, un manifestant vient d’être touché au visage par un tir de flashball #GiletsJaunes #15Decembre #ActeV pic.twitter.com/V3PM9gfFNs

ALERTE INFO - La manifestation commence à dégénérer à #Besançon. Affrontements entre les #giletsjaunes et la police en ce samedi #15Decembre. Plusieurs centaines de manifestants défilent dans la ville. #ActeV pic.twitter.com/IuweY7gdD4

Segundo a imprensa francesa, a manhã começou de forma relativamente calma comparativamente com o último sábado. Por esta altura, há uma semana, já tinham sido feitas 300 detenções. 

Após um mês de protestos intensos em toda a França, o balanço do movimento dos "coletes amarelos" é de seis mortos, mais de 1.400 feridos, milhares de detenções, prejuízos económicos de milhares de milhões de euros e abalos na vida sociopolítica francesa.

O Ministério do Interior divulgou esta semana os números do movimento dos "coletes amarelos" desde o seu início, em novembro, e há a registar pelo menos seis mortos, entre atropelamentos, acidentes rodoviários e também um camionista que morreu de ataque cardíaco num bloqueio de estrada sem ter recebido assistência médica atempadamente.

A carregar o vídeo ...

CMTV em Paris mostra protestos dos coletes amarelos

Entre os mais de 1.400 feridos, há quase 50 feridos graves e 700 membros das forças da ordem, entre polícias, bombeiros e paramédicos, foram vítimas de algum tipo de violência, segundo estima o Ministério do Interior. Entre os feridos encontram-se alguns manifestantes atingidos por granadas de gás lacrimogéneo - que em França contêm explosivos.

Entre os mais de 1.400 feridos, há quase 50 feridos graves e 700 membros das forças da ordem, entre polícias, bombeiros e paramédicos, foram vítimas de algum tipo de violência, segundo estima o Ministério do Interior. Entre os feridos encontram-se alguns manifestantes atingidos por granadas de gás lacrimogéneo - que em França contêm explosivos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8