page view

Avôs que salvaram as netas e a mãe que deu a vida pelo filho de dois meses. As histórias das vítimas de El Paso

Patrick Crusius abriu fogo num supermercado na cidade de El Paso, no Texas, sábado, matando 22 pessoas.

05 de agosto de 2019 às 17:17

Munido com uma metralhadora AK-47, Patrick Crusius, de 21 anos, abriu fogo sobre quem se encontrava num supermercado da cadeia Walmart na cidade de El Paso, no estado norte-americano do Texas, no sábado. Matou 22 pessoas e feriu outras 25.

"Queria matar o maior número possível de mexicanos", confessou o homicida, confirmando as suspeitas das autoridades de que se tratava de um "crime de ódio". 

Das 22 vítimas mortais, sete são mexicanas, segundo confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros do México, Marcelo Ebrard. O FBI já tinha sublinhado que, desde o 11 de Setembro, os ataques terroristas nacionais já mataram mais norte-americanos do que os ataques perpetrados por grupos terroristas internacionais. E alertou para o facto de o terrorismo doméstico ser cada vez mais motivado pela ideologia da supremacia branca.

Entre as vítimas de El Paso já identificadas, há uma mãe que salvou o filho de dois meses ou dois avôs que protegeram as netas da rajada de balas disparada pelo supremacista Patrick Crusius.

Jordan e Andre Anchondo, vítimas El Paso
Avôs que salvaram as netas e a mãe que deu a vida pelo filho de dois meses. As histórias das vítimas de El Paso FOTO: Facebook

Jordan e Andre Anchondo

O casal Jordan e Andre Anchondo estava no supermercado com o filho bebé de apenas dois meses quando foi alvejado mortalmente por Patrick Crusius.

Jordan, de 25 anos, tinha o filho nos braços e conseguiu salvá-lo. A irmã da vítima, Leta Jamrowski, revelou que Jordan protegeu o filho das balas com o próprio corpo. O bebé ficou com alguns ossos partidos na sequência da queda da mãe.

"Tendo em conta os ferimentos do bebé, eles [os médicos] dizem que a minha irmã devia estar a tentar protegê-lo", disse Leta. "Quando foi baleada, ela estava a segurá-lo e caiu em cima dele. É por isso que ele tem alguns ossos partidos. Ele sobreviveu porque ela deu, praticamente, a vida por ele".  

Jordan e Andre eram pais de três filhos e tinham ido ao supermercado comprar material escolar para as crianças, após terem deixado a filha de cinco anos nos treinos da claque.

Segundo disse à Associated Press Koteiba Azzam, amigo de Andre Anchondo, o pai de família tinha dado um novo rumo à sua vida recentemente, depois de uma batalha contra o vício das drogas e de alguns problemas com a justiça.

Azzam acrescentou que Andre estava a trabalhar arduamente e a ter sucesso com o negócio de construções em granito e pedra que tinha começado em El Paso, e também estava prestes a terminar a construção da casa da família.

Jorge Calvillo (direita), vítima El Paso
Avôs que salvaram as netas e a mãe que deu a vida pelo filho de dois meses. As histórias das vítimas de El Paso FOTO: DR.

Jorge Calvillo

Jorge Calvillo, mexicano natural da cidade de Torréon, tinha ido visitar o filho, Luis, e a neta, Emily, a El Paso. Estavam no exterior do supermercado a angariar dinheiro para a equipa de futebol de Emily, que era treinada pelo pai, Luis. Quando o atirador abriu fogo, Jorge Calvillo apressou-se a proteger a neta e as outras raparigas e acabou por morrer baleado. Segundo um sobrinho de Jorge, Raul Ortega, Luis foi alvejado e encontra-se internado em estado crítico.

Leo Campos e Maribel Hernandez, vítimas El Paso
Avôs que salvaram as netas e a mãe que deu a vida pelo filho de dois meses. As histórias das vítimas de El Paso

Leo Campos e Maribel Hernandez

Leo Campos e Maribel Hernandez tinham levado o cão à tosquia no sábado de manhã. Enquanto esperavam, foram às compras ao Walmart, onde acabariam por perder a vida. À CBS4, o irmão de Maribel Hernandez disse que percebeu que algo se passava quando recebeu um telefonema a dizer que Leo e Maribel não tinham ido buscar o animal de estimação. Um dos familiares conseguiu aceder ao GPS do veículo, que se encontrava no parque de estacionamento do supermercado. No domingo, a polícia notificou a família de Maribel da morte de ambos. 

Javier Amir Rodriguez

Javier tinha 15 anos e estudava na Horizon High School. A morte do jovem foi confirmada à Associated Press por um familiar, Cesar Serrano.

David Johnson

David Johnson, de 63 anos, é outra das vítimas. Segundo a sobrinha, o homem protegeu a mulher e a neta de nove anos durante o tiroteio no supermercado.

Arturo Benevides, vítima El Paso
Avôs que salvaram as netas e a mãe que deu a vida pelo filho de dois meses. As histórias das vítimas de El Paso FOTO: DR.

Arturo Benavides

Veterano do exército, Arturo Benevides era também um conhecido condutor de autocarro da Sun Metro, a rede de transportes públicos de El Paso. 

Sara Esther Regalado

Adolfo Cerros Hernández

Elsa Mendoza de la Mora

Gloria Irma Márquez

María Eugenia Legarreta Rothe

Ivan Manzano

Angelina Englisbee

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8