Patrick Crusius abriu fogo num supermercado na cidade de El Paso, no Texas, sábado, matando 22 pessoas.
1 / 2
Munido com uma metralhadora AK-47, Patrick Crusius, de 21 anos, abriu fogo sobre quem se encontrava num supermercado da cadeia Walmart na cidade de El Paso, no estado norte-americano do Texas, no sábado. Matou 22 pessoas e feriu outras 25.
"Queria matar o maior número possível de mexicanos", confessou o homicida, confirmando as suspeitas das autoridades de que se tratava de um "crime de ódio".
Das 22 vítimas mortais, sete são mexicanas, segundo confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros do México, Marcelo Ebrard. O FBI já tinha sublinhado que, desde o 11 de Setembro, os ataques terroristas nacionais já mataram mais norte-americanos do que os ataques perpetrados por grupos terroristas internacionais. E alertou para o facto de o terrorismo doméstico ser cada vez mais motivado pela ideologia da supremacia branca.
Entre as vítimas de El Paso já identificadas, há uma mãe que salvou o filho de dois meses ou dois avôs que protegeram as netas da rajada de balas disparada pelo supremacista Patrick Crusius.
Jordan e Andre Anchondo
O casal Jordan e Andre Anchondo estava no supermercado com o filho bebé de apenas dois meses quando foi alvejado mortalmente por Patrick Crusius.
Jordan, de 25 anos, tinha o filho nos braços e conseguiu salvá-lo. A irmã da vítima, Leta Jamrowski, revelou que Jordan protegeu o filho das balas com o próprio corpo. O bebé ficou com alguns ossos partidos na sequência da queda da mãe.
"Tendo em conta os ferimentos do bebé, eles [os médicos] dizem que a minha irmã devia estar a tentar protegê-lo", disse Leta. "Quando foi baleada, ela estava a segurá-lo e caiu em cima dele. É por isso que ele tem alguns ossos partidos. Ele sobreviveu porque ela deu, praticamente, a vida por ele".
Jordan e Andre eram pais de três filhos e tinham ido ao supermercado comprar material escolar para as crianças, após terem deixado a filha de cinco anos nos treinos da claque.
Segundo disse à Associated Press Koteiba Azzam, amigo de Andre Anchondo, o pai de família tinha dado um novo rumo à sua vida recentemente, depois de uma batalha contra o vício das drogas e de alguns problemas com a justiça.
Azzam acrescentou que Andre estava a trabalhar arduamente e a ter sucesso com o negócio de construções em granito e pedra que tinha começado em El Paso, e também estava prestes a terminar a construção da casa da família.
Jorge Calvillo
Jorge Calvillo, mexicano natural da cidade de Torréon, tinha ido visitar o filho, Luis, e a neta, Emily, a El Paso. Estavam no exterior do supermercado a angariar dinheiro para a equipa de futebol de Emily, que era treinada pelo pai, Luis. Quando o atirador abriu fogo, Jorge Calvillo apressou-se a proteger a neta e as outras raparigas e acabou por morrer baleado. Segundo um sobrinho de Jorge, Raul Ortega, Luis foi alvejado e encontra-se internado em estado crítico.
Leo Campos e Maribel Hernandez
Leo Campos e Maribel Hernandez tinham levado o cão à tosquia no sábado de manhã. Enquanto esperavam, foram às compras ao Walmart, onde acabariam por perder a vida. À CBS4, o irmão de Maribel Hernandez disse que percebeu que algo se passava quando recebeu um telefonema a dizer que Leo e Maribel não tinham ido buscar o animal de estimação. Um dos familiares conseguiu aceder ao GPS do veículo, que se encontrava no parque de estacionamento do supermercado. No domingo, a polícia notificou a família de Maribel da morte de ambos.
Javier Amir Rodriguez
Javier tinha 15 anos e estudava na Horizon High School. A morte do jovem foi confirmada à Associated Press por um familiar, Cesar Serrano.
David Johnson
David Johnson, de 63 anos, é outra das vítimas. Segundo a sobrinha, o homem protegeu a mulher e a neta de nove anos durante o tiroteio no supermercado.
Arturo Benavides
Veterano do exército, Arturo Benevides era também um conhecido condutor de autocarro da Sun Metro, a rede de transportes públicos de El Paso.
Sara Esther Regalado
Adolfo Cerros Hernández
Elsa Mendoza de la Mora
Gloria Irma Márquez
María Eugenia Legarreta Rothe
Ivan Manzano
Angelina Englisbee
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.