page view

O que é o míssil Oreshnik, disparado pela Rússia esta madrugada contra a Ucrânia

Ataque serviu para retaliar a alegada ofensiva ucraniana contra a residência de Putin.

09 de janeiro de 2026 às 15:01

Desde novembro de 2024, que a Rússia não disparava um míssil Oreshnik contra a Ucrânia. A segunda vez foi precisamente na madrugada desta sexta-feira como reataliação ao alegado ataque de drones da Ucrânia contra a residência de Vladimir Putin, no final do mês de dezembro, na região de Novgorod.

Embora não tenha sido especificado o número de unidades balísticas, o comunicado oficial russo descreveu um "ataque maciço com armas de alta precisão e de longo alcance, incluindo o sistema de mísseis terra-ar Oreshnik, de alcance intermédio".

O ataque desta madrugada teve como alvo uma infraestrutura crítica da Ucrânia. Não houve indício de componentes nucleares. Recorde-se que a Ucrânia classificou a acusação russa do ataque à casa de Putin "uma mentira".

O que é o míssil Oreshnik?

O Oreshnik é um míssil hipersónico de alcance médio com capacidade para transportar várias ogivas com potencial para atingir, simultaneamente, diferentes alvos - característica que normalmente é associada a mísseis balísticos intercontinentais de longo alcance.

Segundo o The Straits Times, que cita a Reuters, o Oreshnik é 'inspirado' no RS-26 Rubezh - inicialmente desenvolvido pela Rússia como se fosse um míssil intercontinental. Esta arma pode transportar ogivas nucleares e convencionais.

A mesma fonte refere também que, quando este míssil foi disparado em 2024, a Ucrânia alegou que o Oreshnik demorou cerca de 15 minutos para atingir o alvo assim que foi lançado do sul da Rússia. O míssil atingiu uma velocidade de 13.600 quilómetros por hora.

Putin alega que não é possível intercetar este míssil e que o seu poder de destruição é comparável ao de uma arma nuclear. O Oreshnik está a ser produzido em série desde 2024. A Rússia já forneceu o míssil à Bielorrússia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8