page view

Papa dá benção no domingo

O Papa João Paulo II vai falhar hoje a recitação da oração do Angelus, dando apenas, no final, a bênção apostólica aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, em Roma, a partir da clínica Gemelli, onde se encontra internado.

05 de fevereiro de 2005 às 11:56

Ao contrário do que o Vaticano chegou a equacionar, o Santo Padre, que foi hospitalizado de urgência na passada terça-feira, na sequência de complicações respiratórias decorrentes de uma gripe, não está em condições de presidir, hoje, à habitual celebração dominical que invariavelmente congrega numerosos fiéis na capital italiana. Na prática, e apesar de apresentar melhoras significativas, não será o Papa a proclamar o texto da oração – de acordo com informações ontem veiculadas pela Santa Sé –, mas faz questão de dar a bênção final. “O Papa não pretende renunciar à oração do Angelus com os fiéis”, justificou em comunicado o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls.

“Desta forma, após a oração, a cargo de monsenhor Leonardo Sandri, João Paulo II dará a sua bênção apostólica aos fiéis”, acrescentou Navarro-Valls, sem esclarecer como se dirigirá o chefe da Igreja Católica, a partir da clínica, aos fiéis concentrados junto à Basílica de São Pedro. No entanto, espera-se que o faça por via radiofónica. Saliente-se que João Paulo II dedica particular importância ao Angelus, tendo sido precisamente no domingo passado – exactamente há uma semana – que foi visto pela última vez em público. Já na altura denotava sintomas da gripe que veio a originar o seu internamento.

VATICANO CONFIANTE

Entretanto, o cardeal Angelo Sodano, secretário de Estado do Vaticano, declarou ontem que “não há razões para estar inquieto com a saúde do Papa, pois temos a certeza de que ele vai ultrapassar esta doença e que poderá ainda dirigir a barca de São Pedro durante muitos anos”. Refira-se ainda que o Papa foi ontem visitado por uma delegação de cinco bispos.

Por último, registe-se ainda que João Paulo II vai igualmente falhar, na próxima quarta-feira, a cerimónia das Cinzas, na Basílica de São Pedro. O Vaticano prometeu para amanhã, recorde-se, o próximo boletim médico sobre a saúde do Sumo Pontífice.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8