page view

Oito feridos em ataque à faca em centro de tratamento de toxicodependência em Santarém

Agressor foi detido e para o local foram acionados elementos da GNR.

Atualizado a 21 de outubro de 2025 às 19:14
A carregar o vídeo ...

'Nunca vi nada assim': Testemunha relata momentos de pânico em esfaqueamento em Santarém

Oito pessoas ficaram feridas depois de terem sido esfaqueadas na Associação Picapau, um centro de tratamento de toxicodependência, em Almoster, Santarém. Ao que o CM conseguiu apurar junto de um elemento da corporação dos bombeiros de Almoster, o agressor, utente da instituição, foi detido. 

Segundo o que o CM apurou junto da Diretora Técnica da Associação PicaPau, Sara Fernandes, o suspeito, de 25 anos, era considerado "uma pessoa calma, afável, tranquila e que nunca foi agressiva". Ainda assim, a diretora destaca que nos últimos dia, o homem "vinha a ter alguns comportamentos desajustados, mas nada de grave".

Após ter sido chamado pelo terapeuta, esta segunda-feira depois do almoço, o paciente "percebeu que podia ter alguma medida terapêutica mais gravosa" devido aos comportamentos. "Sem que nada pudesse prever, foi à cozinha buscar uma faca e começou a esfaquear pessoas", afirmou. 

Alegadamente, terá atingido pacientes que o tinham confrontado, mas a diretora, acredita que também tinha como alvo alguns funcionários. 

"Destruiu por completo a secretária e outros espaços", explicou Sara Fernandes. O paciente" desorientado" só parou quando a GNR chegou ao local. 

A carregar o vídeo ...

"Foi à cozinha buscar uma faca e começou a esfaquear pessoas": Diretora de associação de Santarém explica ataque de utente

VÍDEO: CMTV

Dos oito feridos, dois foram considerados feridos graves, tendo um sido transportado para o Hospital de Santarém e um segundo transportado de helicóptero para o Hospital de Vila Franca de Xira.

Outras quatro pessoas, vítimas de ferimentos com arma branca, foram considerados feridos ligeiros, dois dos quais tratados no local e outros dois assistidos no Hospital de Santarém.

Outra vítima sofreu ferimentos ligeiros "por ter sido agredida e pontapeada pelo agressor" e uma outra pessoa "foi vítima de doença súbita", tendo sido também transportada para o Hospital de Santarém.

Contactada pela Lusa, a Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria confirmou que o Hospital de Santarém recebeu quatro feridos, dois dos quais ligeiros.

"Os outros dois permanecem em observação, por necessitarem de vigilância clínica acrescida", esclareceu a ULS.

O alerta foi dadopelas 14h35 e mobilizou 12 veículos, 32 operacionais, o helicóptero do INEM (HeliSul) e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Vila Franca de Xira. A GNR também foi acionada. 

Publicada originalmente a 21 de outubro de 2025 às 15:16

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8